Já comentamos em diversos artigos os diferentes tipos de equipamentos que realizam o processo do vácuo. Aqui, vamos falar qual é a única forma de realizar o vácuo ideal, que é o melhor vácuo que se chega aqui na Terra (99.8% de vácuo).
Em resumo, podemos dividir os tipos de equipamentos naqueles que puxam o ar diretamente da embalagem (seladoras a vácuo de sucção externa) e naqueles que deixam todo o ambiente onde a embalagem está inserida no vácuo (ex: seladoras a vácuo de câmara).
O problema das máquinas a vácuo de sucção externa (bico)
Acontece que nesses equipamentos a embalagem continua sob pressão atmosférica, já que ela está no ambiente externo, e é apenas um bico que vai puxar o ar diretamente dentro dela. Por estar sob a pressão a atmosférica, a bomba que vai puxar o ar da embalagem vai ter um grande problema: quanto mais tira o ar da embalagem, mais vai ter dificuldade de tirar o restante, já que ela vai estar competindo com a pressão atmosférica. Imagine, enquanto a bomba trabalha para tirar o ar de dentro da embalagem, a pressão atmosférica está forçando para que o ar fique dentro da embalagem, já que o ar vai sempre do ambiente de maior pressão para menor pressão.
Então, por isso, chega a um ponto que a máquina não consegue mais retirar o ar de dentro da embalagem. Por isso que muitas vezes comentamos que as seladoras a vácuo de bico não fazem o vácuo ideal, mas sim um semi vácuo. A limitação é física mesmo, independente do modelo ou marca.
Para fazer o vácuo ideal todo o ambiente tem que estar no vácuo
Como acabamos de ver, a bomba de uma seladora a vácuo de bico não consegue ficar competindo com a pressão atmosférica. Então, o que fazer? A ideia é isolar todo ambiente para que consigamos retirar gradativamente o ar dele até o ponto que chegamos no vácuo ideal. Assim, quando todo o ambiente estiver no vácuo, a embalagem que estiver lá também vai estar, e assim, após fechar ela neste ambiente, vamos garantir que o produto foi embalado a vácuo.
Seria como ir ao espaço, no vácuo, e selar a embalagem lá. Quando voltasse para a Terra ou algum lugar que tivesse ar, o produto se manteria no vácuo.
É basicamente isso que as seladoras a vácuo da linha câmara fazem, ao fechar a tampa, o ambiente passa a ficar isolado, e a bomba, começa a tirar o ar de dentro dele, não permitindo que ele retorne. Quando chega nos 99.8% de vácuo, a embalagem é selada (fechada) e aí o ar pode retornar para a câmara.
Entenda como funciona uma seladora a vácuo da linha câmara |
Você pode estar se perguntando por que não se chega nos 99.8% de vácuo, e isso se deve ao que foi falado anteriormente, a diferença de pressão. Chega um ponto, que mesmo se a bomba trabalhasse por horas, ela não conseguiria mais retirar o ar restante, porque a diferença de pressão com o ambiente externo é muito alta.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.