Carne congelada Normal x Vácuo - Orved Brock

Carne congelada Normal x Vácuo

Entenda a diferença!

Muitas pessoas acreditam que congelar uma carne em saco normal terá o mesmo resultado que congelar a carne embalada a vácuo, mas as diferenças são muitas e vamos explicar agora.

Vamos começar explicando a principal diferença: cristais de gelo.

Carne congelada com cristais de gelo
Pedaços de carne congelada e seus cristais de gelo

Cristais de gelo

Quando se congela a carne normalmente, sem ser a vácuo, são criados cristais de gelo que vão penetrar nela. Depois de descongelada, esses cristais de gelo derretem, deixando a carne aguada, fazendo ela perder seu sabor e também valor nutritivo. A partir desse ponto, as diferenças podem ser observadas.

Sabor

Sem vácuo: Como explicado anteriormente, a carne vai perder sabor devido aos cristais de gelo e perda de nutrientes. Nesse caso, a carne congelada, sem estar no vácuo, vai ter uma qualidade inferior se comparada à antes de ter sido congelada.

Com vácuo: Como a carne está em um saco embalado a vácuo, não existe troca do que está dentro da embalagem com o que está fora, e vice-versa. Assim, os cristais de gelo não conseguem penetrar, mantendo seu sabor inicial e todos os seus nutrientes. A mesma carne que você embala a vácuo hoje e leva para congelar, vai ser a mesma carne que você vai tirar depois. A qualidade é mantida.

Recongelar

Sem vácuo: Ao congelar a carne, não se mata microrganismos que poderiam causar danos a saúde, apenas os deixam inativos. Ao descongelar, eles voltam ao seu estado normal, podendo se reproduzir e assim causar malefícios a saúde.

Com vácuo: Ao ser embalada a vácuo, os microrganismos morrem devido a falta de oxigênio. Esse fator faz com que a carne seja muito mais higiênica.

Aumento da validade do produto

Sem vácuo: Ao ser congelada, microrganismos não conseguem se proliferar, o que aumenta significativamente a validade do produto. Porém, como comentado no tópico anterior, eles não morrem, só estão inativos. Além desse fator, a carne está em contato direto com o ambiente que está inserida, havendo trocas que podem causar sua contaminação e perda de qualidade, como é o caso dela absorver umidade. Sem estar no vácuo, consideramos como referência uma validade de 180 dias.

Com vácuo: O tempo de vida do produto também é estendido, como explicado em outra matéria, e esse tempo aumenta significativamente. A carne está isolada, em um ambiente sem oxigênio e não realiza nenhuma troca com o meio externo, evitando também que microrganismos sobrevivam ao vácuo. Dessa forma, suas propriedades são mantidas. Uma carne congelada a vácuo tem uma validade que passaria de 2 anos.

Então, congelar a carne promove benefícios, mas congelar uma carne embalada a vácuo promove muito mais! Conte com a Orved Brock para entrar no mundo do vácuo.

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.