Aumentando a produção da sua seladora a vácuo

Por vezes alguns clientes nos informam que o desempenho de suas máquinas a vácuo está abaixo do esperado. Para auxiliar, desenvolvemos este guia. Ele oferece práticas recomendadas, processos eficientes e informações valiosas para otimizar a produção da sua seladora a vácuo.

Com pequenas alterações – sem alterar a qualidade do vácuo – , você conseguirá aumentar a produção do seu equipamento consideravelmente, em alguns casos quase dobrando. Isto se converterá em economia e lucratividade para sua empresa.

Confira a regulagem do VAC

Por vezes os clientes acreditam que quanto maior a regulagem do VAC maior será o vácuo realizado. Porém não é bem assim, já que há um vácuo limite que a câmara de vácuo consegue atingir.

Regulagem do VAC da seladora a vácuo da Orved Brock

Então, ao deixar a regulagem acima do indicado você não melhorará o vácuo, apenas perderá tempo de produção, já que o ciclo ficará bem mais longo.

Um bom exemplo é deixar o potenciômetro no máximo, que é na regulagem 10. Os clientes acreditam que dessa forma o vácuo será melhor que no 5 (regulagem padrão indicada), enquanto na realidade estão mais que dobrando o tempo de ciclo e o resultado final será o mesmo. Ou seja, só estão perdendo produtividade.

Assim, ressaltamos que o ciclo completo do vácuo ideal (melhor vácuo aqui na Terra) das nossas seladoras a vácuo deve girar em torno de 30 segundos. Se estiver passando disso, é porque a regulagem da máquina está errada.

Utilize as duas barras de solda

O opcional mais utilizado nas nossas seladoras a vácuo é a segunda barra de solda, acima de 95% dos equipamentos são enviados com este opcional. E ele traz uma vantagem muito grande: permite até dobrar a produção, já que você pode posicionar a mesma quantidade de embalagens na barra de solda da frente e na barra de solda traseira.

Utilize as duas barra de solda da seladora a vácuo

Mas ao fazermos o acompanhamento com nossos clientes, percebemos que alguns utilizam apenas uma barra de solda, perdendo muita produtividade. Entre os principais para isto acontecer estão:

1. Altura da sobreposição dos produtos: ao utilizar as duas barras de solda, muitas vezes uma embalagem se sobrepõe a outra. Se o produto for alto, ao sobrepor a embalagem superior pode bater na tampa, impedindo que ela feche. Assim, é sugerido retirar as placas de preenchimento, que também são placas reguladoras de altura. Dessa forma você ganhará espaço na câmara, até que a embalagem superior não encoste mais na tampa.

2. Intercalando produtos irregulares com produtos regulares: sobrepor produtos irregulares, como mandioca cortada em pedaços (falamos mais deste produto aqui) pode ser um problema, já que o operador gastará muito tempo posicionando as embalagens na barra de solda. Assim, opte por sobrepor os produtos irregulares em cima de produtos regulares.

Deixe os produtos já nas embalagens

Quando falamos de aumentar a produtividade, queremos simplificar o processo ao máximo para que ele se comporte como uma linha de produção eficiente.

Então o ideal é que uma boa parcela (pelo menos a maioria) dos produtos já estejam posicionados dentro da embalagem antes de iniciar o embalamento a vácuo. Caso contrário, a máquina pode acabar o ciclo e as embalagens ainda não estarem prontas para serem posicionadas na câmara para o embalamento a vácuo.

Enquanto a máquina estiver realizando o ciclo do vácuo, o operador pode porcionar os produtos que faltam ou já ir armazenando aqueles que foram embalados a vácuo, processos mais rápidos se comparados ao de posicionar o produto na embalagem.

Posicionou a embalagem na câmara -> Fechou a tampa -> Armazena produtos embalados a vácuo de ciclos anteriores / porciona os que faltam -> Ciclo finalizado -> Repita

Esta sequência é variável e depende de fatores como número de operadores, local de operação, método de armazenamento entre outros. Mas se regra geral, simplifique ao máximo o seu processo, para que quem opere tenha mais facilidade em criar uma linha de produção contínua.

Nos envie um vídeo mostrando a sua operação

A melhor forma para conseguirmos auxiliar nossos clientes é com um vídeo mostrando a operação. Dessa maneira fazemos sugestões para que você otimize ainda mais a produção com a sua seladora a vácuo. Neste vídeo é importante mostrar a regulagem do equipamento e também mostrar durante todo o processo os seguintes itens do painel: vacuômetro (ponteiro) e luzes da solda.

Não hesite em falar conosco, pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças e trazer ainda mais economia para a sua empresa.

Conheça as nossas seladoras a vácuo para supermercados

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.