Calculando a produção da seladora a vácuo

Entender esse cálculo é importante para conseguir estimar a produção

Pode parecer até um pouco complicado, mas não é. O cálculo para definir a produção de uma seladora a vácuo se baseia nos seguintes pontos:

Tamanho das barras de solda

Este é o principal limitador para decidir quantas embalagens cabem em cada barra. Caso a largura da embalagem seja maior que o tamanho da barra de solda, este embalagem não é compatível com o respectivo modelo de máquina a vácuo.

DuasBarrasGrafico

Entre barras

Caso o entre barras seja muito menor que o comprimento da embalagem, este é um indicador de que a máquina não comporta tal embalagem. E caso a embaladora a vácuo tenha apenas 1 barra de solda, não existe entre barras, mas sim a distância entre a barra até o final do equipamento. Sendo entre barras ou não, o comprimento da embalagem não pode ser muito maior que essa distância.

Demonstração de duas barras e uma barra

Exemplo

Vamos pegar como exemplo a nossa seladora a vácuo VM 18A, que tem 42cm de barra. Agora, vamos pegar o tamanho das embalagens. Usaremos como exemplo dois tamanhos: 20x30cm e 40x40cm. Qual seria a produção?

Primeiro vamos dividir em 1 barra e posteriormente 2 barras

VM 18A com 1 barra:

Nessa caso, não vamos ter entre barras. O valor entre a barra até o final vai ser de cerca de 38cm. Analisando as dimensões das embalagens caso a caso temos:

  • Embalagem 20x30cm: Caberia duas embalagens na barra, pois elas lado a lado totalizam 40cm de largura, o que é menor que os 42cm de barra. A distância da barra até o final é de 38cm, maior que o comprimento da embalagem que é de 30cm. Então caberia sem problemas. Temos assim a produção: 2 embalagens por ciclo, e cerca de 80 a 100 ciclos por hora, o que totalizaria uma produção de 160-200 embalagens/hora
  • Embalagem 40x40cm: Caberia uma embalagem na barra, pois a largura de 40cm é menor que a largura da barra, que é 42cm. E sobre a distância da barra até o final? Mesmo essa distância (38cm) sendo menor que o comprimento da embalagem (40cm), temos que considerar que: com o produto dentro o comprimento da embalagem encurta e sempre existe sobra de embalagem acima de solda. Então mesmo sendo uma distância de 38 centímetros, a máquina faria tranquilamente uma embalagem que tivesse 40 centímetros de comprimento, e até mais que isso, podendo pegar embalagens de até 55 centímetros de comprimento. Assim, a produção seria de 1 embalagem por ciclo,  com cerca de 80 a 100 ciclos por hora, o que totalizaria uma produção de 80-100 embalagens/hora

VM 18A com 2 barras:

Mostrando a utilização de duas barras

Nessa opção pode acontecer a sobreposição no meio da máquina, para até dobrar a produção. O valor do entre barras vai ser de 34cm. Analisando as dimensões das embalagens caso a caso temos:

  • Embalagem 20x30cm: Caberia duas embalagens na barra, pois elas lado a lado totalizam 40cm de largura, o que é menor que os 42cm de barra. A distância entre barras é de 34cm, maior que o comprimento da embalagem que é de 30cm. Então caberia sem problemas, podendo ter a sobreposição no meio. Temos assim a produção: 4 embalagens por ciclo (2 em cada barra), e cerca de 80 a 100 ciclos por hora, o que totalizaria uma produção de 320-400 embalagens/hora
  • Embalagem 40x40cm: Caberia uma embalagem na barra, pois a largura de 40cm é menor que a largura da barra, que é 42cm. Sobre o entre barras, acontece o mesmo que o comentado anteriormente. Mesmo a distância sendo de 34cm, temos que considerar: com o produto dentro o comprimento da embalagem encurta e sempre existe sobra de embalagem acima de solda. Então mesmo sendo uma distância de 34 centímetros, a máquina faria uma embalagem que tivesse 40 centímetros de comprimento. Assim, a produção seria de 2 embalagens por ciclo,  com cerca de 80 a 100 ciclos por hora, o que totalizaria uma produção de 160-200 embalagens/hora

Observações

Algumas observações precisam ser feitas ao embalar produtos que necessitam da atmosfera modificada. Não pode haver sobreposição no meio da máquina, então é necessário considerar que a soma dos comprimentos da embalagem sejam menor que a distância entre barras. Isso acontece porque se uma embalagem ficar em cima da outra ao injetar gás, a de baixo por conta do peso da de cima não consegue receber ele.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato  🙂

Conheça as nossas seladoras a vácuo