Carne Congelada Normal X Vácuo

Muitas pessoas acreditam que congelar uma carne em saco normal terá o mesmo resultado que congelar a carne embalada a vácuo, mas as diferenças são muitas e vamos explicar agora.

 

Vamos começar explicando a principal diferença: cristais de gelo.

Carne congelada

Pedaços de carne congelada e seus cristais de gelo

Quando se congela normalmente, é criado cristais de gelo que penetram na carne. Depois de descongelada, esses cristais de gelo derretem, deixando a carna águada, o que faz ela perder seu sabor e também valor nutritivo. A partir desse ponto, as diferenças podem ser observadas.

 

Sabor

Sem vácuo: Como explicado anteriormente, a carne perde sabor devido aos cristais de gelo e a perda de nutrientes.

Com vácuo: Como a carne está em um saco embalado a vácuo, os cristais de gelo não conseguem penetrar, mantendo seu sabor inicial.

 

Recongelar

Sem vácuo: Ao congelar a carne, não se mata microorganismos que poderiam causar dano a saudes, apenas os deixa inativos. Ao descongelar, ele voltam ao seu estado normal, podendo causar malefícios a saúde.

Com vácuo: Ao ser embalada a vácuo, os microorganismos morrem devido a falta de oxigênio. Esse fator faz com que a carne seja mais higiênica.

 

Aumento da validade do produto

Sem vácuo: Ao ser congelada, microorganismos não conseguem se proliferar, o que aumentar significativamente a validade do produto.

Com vácuo: O tempo de vida do produto também é extendido, como explicado em outra matéria, esse tempo aumenta em até 10 vezes.

 

Então, congelar a carne promove benefícios, mas congelar uma carne embalada a vácuo promove muito mais! Veja nossa linha de seladoras a vácuo e obtenha já esses benefícios.