Embalando líquidos e pós a vácuo - Orved Brock

Embalando Líquidos E Pós A Vácuo

Algumas pessoas ainda acham que não é possível embalar produtos líquidos ou pós nas seladoras a vácuo, o que não é verdade. Nesse artigo vamos tirar todas as possíveis dúvidas sobre o tema.

É possível embalar líquidos e pós a vácuo?

A resposta simples é sim, mas a mais correta é: depende. Isso acontece porque o tipo de máquina a vácuo vai determinar a viabilidade de se embalar estes produtos.

Seladoras a vácuo de câmara embalam sem problemas, já as de sucção externa…

No caso das embaladoras a vácuo de sucção externa, o ar é tirado diretamente da embalagem via um tubo, e é aí que o problema pode acontecer. Esse tubo tem ligação direta com a bomba, então quando ele começa a realizar o processo de retirar o ar da embalagem ele pode acabar sugando algum líquido ou pó residual. Esse residual vai direto para a bomba, prejudicando o funcionamento do equipamento. Algumas máquinas a vácuo de sucção externa possuem um filtro para tentar conter pós/líquidos, porém com o tempo ou até mesmo dependendo da quantidade, nem o filtro vai conseguir evitar que a bomba seja contaminada. Então, para esses casos, essas categorias de produtos podem ser sim um problema.

No processo que acontece nas seladoras do tipo câmara, toda o ambiente onde a embalagem se encontra é levado a uma pressão próxima do zero. Ou seja, o ar não é tirado diretamente da embalagem, mas sim do todo. Isso evita que elementos como fluídos ou partículas leves não sejam puxados da embalagem. Então nas máquinas de câmara, é possível embalar a vácuo sem problemas líquidos e pós.

Então por que existe categoria de máquinas para sólidos e líquidos?

Utilizando a cavidade da máquina a vácuo para embalar líquidos em grandes quantidades

Essa é uma boa pergunta, e a resposta pode ser entendida facilmente utilizando a física. Acontece que essas máquinas da linha câmara vertical (mais conhecida como LS) possuem uma cavidade onde é possível deixar a embalagem em pé. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a embalagem e fazer esses produtos em maior quantidade. Sem a cavidade, você iria ter que deixar a embalagem deitada ou na diagonal, aproveitando bem menos, já que se você colocasse muito líquido ou pó ele poderia vazar por conta da cavidade. Por isso que quem vai embalar líquidos como molhos em grandes quantidades, o ideal é adquirir uma máquina da linha vertical.

Em resumo…

É possível embalar líquidos e sólidos sem problemas nas máquinas a vácuo linha câmara, agora é preciso ser bastante cauteloso quando for utilizar alguma máquina da linha de sucção externa para embalar esses produtos.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Clique e entre em contato diretamente por whatsapp