Embalando massas a vácuo - Seladoras a vácuo - Orved Brock

Embalando massas a vácuo

Embalando massas a macarrões a vácuo

O processo de vácuo trará diversas vantagens aos seus produtos, tais quais o aumento da vida útil do alimento, diminuição de desperdícios e manutenção da qualidade (comentaremos mais neste artigo). E com massas (ex: espaguete, gnocchi, fusili, lasanha, alfredo etc) não é diferente. Explicaremos os benefícios de uma seladora a vácuo para esse tipo de produto e também como realizar corretamente o embalamento.

Formas de embalar massas a vácuo

Por serem produtos sensíveis que no vácuo ideal se deformariam, embalar este tipo de produto requer algumas atenções. Listaremos as principais forma de embalar estes produtos a vácuo, para que você entenda qual se encaixa mais para a sua necessidade.

1. Utilizando a atmosfera modificada

Referente à validade do produto, esta é a forma ideal de se embalar a vácuo. É um processo onde basicamente é realizado o melhor vácuo aqui na Terra e antes de fechar a embalagem é injetado um gás inerte, deixando a embalagem “fofinha” (no limite de não se deformar). Este gás também é conservante, o que estende ainda mais a validade do produto. Pela ausência de oxigênio, também não são criados os cristais de gelo, mantendo a qualidade inicial da sua massa.

Porém, a utilização do gás acaba aumentando o custo da operação, o que dependendo do valor agregado da sua massa pode inviabilizar a operação.

2. Utilizando o semi vácuo

Atualmente esta é a forma mais utilizada pelos nossos clientes. Neste processo, ao invés de ser realizado o vácuo ideal (99.8%), é realizado um semi vácuo de 75%~85%. Como ficará um pouco de ar dentro da embalagem, ele evitará que o produto se deforme.

A validade não será a máxima possível, mas já é bastante estendida. Outro ponto é que por ficar pouco oxigênio, também não haverá quase cristais de gelo, o que ajudará a manter a qualidade do seu produto.

É um processo que exigirá menos custos e mesmo assim garantirá um bom tempo de prateleira para os seus produtos (mesmo não sendo o vácuo ideal).

3. Congelando e embalando a vácuo

Neste processo a massa passa previamente por um congelamento para então ser embalada a vácuo. Por estar congelada, ela não se deforma, já que sua estrutura está dura. Mas aqui temos dois problemas: se não for congelado em ultracongeladores ela irá criar cristais de gelo, o que fará que o seu produto perca a qualidade. O segundo ponto é que se no transporte ou manuseio dos seus clientes a massa vier a se descongelar, ela amassará do mesmo jeito (pois perdeu a estrutura sólida do congelament0).

Se você tiver um ultracongelador esta pode até ser uma opção interessante, e caso você não tenha esse equipamento, fique ciente que o seu produto perderá muita qualidade ao ser congelado e criar os cristais de gelo.

Processo para embalar massas a vácuo

Comentada as formas de se embalar a vácuo, agora falaremos sobre como pode ser realizado o processo de embalar elas a vácuo.

1. Utilizando as embalagens corretas

O primeiro ponto que você tem que saber é sobre as embalagens utilizadas no processo. São embalagens próprias para o vácuo, que são embalagens com barreira. Geralmente são utilizadas embalagens Nylon Poli, que são fáceis de achar e têm um custo bem acessível.

2. Posicionando na seladora a váuco

Colocado o produto na embalagem (fresco ou congelado), basta posicionar a embalagem dentro da câmara de vácuo e posteriormente fechar a tampa.

Se você for realizar um semi-vácuo, terá que regular o potenciômetro do VAC para regulagem que faça um vácuo de 75%~85% (é bem simples).

Caso embale ela congelada, você pode realizar o vácuo ideal, necessitando apenas de seguir as regulagens indicadas no manual do equipamento.

Por fim, se for realizar a injeção de gás (vácuo + atm. modificada), siga a regulagem do vácuo ideal do manual e regule o GAS para injetar a quantidade necessária de gás para que o produto não se deforme. Aqui recomendamos fazer alguns testes para diferentes embalagens, para que você chegue em um ponto onde é utilizado o mínimo de gás possível que garante que o produto não sofra deformações. Assim, você conseguirá diminuir custos com o gás.

Vantagens de embalar massas a vácuo

Separamos aqui algumas vantagens de se embalar as massas a vácuo.

Prolonga a vida útil dos alimentos, reduzindo desperdícios e aumentando o raio de atuação

A embalagem a vácuo é uma técnica eficaz para prolongar a vida útil dos alimentos, inclusive das massas. Quando o ar é retirado da embalagem, cria-se um ambiente em que a proliferação de microrganismos é dificultada. Isso fará com que a validade do seu produto aumente significativamente, fazendo com que se evite desperdícios e permitindo entrar em novos clientes.

Preserva a qualidade, o sabor e a textura

As massas embaladas a vácuo preservam o sabor e a textura por mais tempo. Isso ocorre porque o vácuo impede a entrada de oxigênio e a liberação de umidade, o que evita a deterioração do alimento. Com isso, é possível manter as massas frescas e saborosas por mais tempo, mantendo a qualidade inicial.

Facilita o armazenamento

Outro benefício de embalar massas a vácuo é a facilidade no armazenamento. As massas podem ser armazenadas em pequenos espaços, como na gaveta da geladeira ou no freezer, sem ocupar muito espaço. Além disso, como as massas embaladas a vácuo têm uma vida útil mais longa, é possível comprá-las em grandes quantidades e armazená-las por um período maior.

O processo de vácuo agrega valor

Por todos os benefícios acima, embalar as suas massas a vácuo fará com que o valor agregado do seu produto aumente. Assim, é mais fácil fidelizar clientes e cobrar um valor a mais pelas suas massas. O investimento no processo de vácuo agregará valor tanto para sua empresa, como seus produtos e clientes.

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.

Conheça as nossas seladoras a vácuo