Alguns segmentos trabalham muito com molhos, como por exemplo o caso de restaurantes. A produção deste tipo de produto pode ser otimizada com a utilização do vácuo, já que é possível aumentar a validade e manter a qualidade inicial do produto. Neste artigo abordaremos como realizar o processo de embalar a vácuo estes produtos e também as principais vantagens.
Como embalar molhos a vácuo
São produtos relativamente simples de embalar, porém algumas observações são necessárias. Aqui dividimos em dois pontos importantes.
1. Quantidade de molho por embalagem
Todas as nossas seladoras a vácuo embalam molhos (líquidos em geral), porém o que vai definir o modelo é a quantidade de molho que se precisa embalar por embalagem.
Caso se faça necessário embalar em grandes quantidade, o ideal é que o equipamento tenha uma cavidade, já que é possível deixar a embalagem na vertical (em pé). Mas se não houver a necessidade de embalar em um volume maior, você pode utilizar as seladoras a vácuo sem cavidade mesmo, deixando a embalagem na horizontal/diagonal.
2. Devem ser embalados resfriados
Este é um dos erros mais comuns daqueles que querem embalar molhos a vácuo. Para os produtos sólidos em geral, embalar à temperatura ambiente já dá certo, porém para produtos mais líquidos, como os molhos, embalar à temperatura ambiente trará problemas, então o recomendado é embalar resfriado.
Isto ocorre pois o ar é retirado dos líquidos gerando bolhas, e para produtos com temperaturas maiores, essas bolhas ocorrem em um espaçamento de tempo muito menor, o que acaba fazendo com que o líquido vaze da embalagem, prejudicando o processo e sujando o equipamento. Ao resfriar, essas bolhas acontecem em um espaçamento de tempo bem maior, evitando que o produto saia da embalagem.
Principais benefícios de embalar molho a vácuo
O vácuo em geral traz uma série de benefícios, focaremos nos principais para esse tipo de produto.
1. Otimizando a produção
É muito comum que os clientes tenham que produzir os molhos várias vezes na semana, criando assim um gargalo na sua produção. Com a seladora a vácuo, você pode escolher um dia para realizar toda a sua produção de molhos e depois embalá-los a vácuo, ganhando assim uma validade que passa de 10 dias (e se for congelado é ainda maior). Assim, você mantém a qualidade e consegue otimizar a sua mão de obra e estoque.
2. Diminuindo custos
Estendendo a validade do produto você consegue dar mais previsibilidade à sua produção e demanda, evitando desperdícios. Permite que você produza uma quantidade bem maior de molhos, que terão um aproveitamento muito maior se produzisse sem uma perspectiva mais objetiva.
3. Garantindo uma maior higiene
Produtos mais líquidos naturalmente tenderão à sujar mais o local que os produtos sólidos, aumentando também o risco de contaminação. Ao embalar a vácuo, o produto não terá trocas com o meio externo, fazendo com ele fique isolado.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.