Entendendo a produção das seladoras a vácuo - Orved Brock

Entendendo a produção das seladoras a vácuo

Entender a produção das máquinas a vácuo pode ser um pouco complicado para quem não está acostumado. Muitas vezes, é confundido a capacidade de armazenamento do equipamento com a produção dele.

O tamanho da embalagem é o mais importante

Máquina a vácuo modelo VM 18A com 2 embalagens

Vamos pegar como exemplo a nossa seladora a vácuo modelo VM 18A. Indicamos que este modelo tem uma capacidade de até 8,5kg. Isso significa que o maior tamanho de embalagem que o equipamento vai pegar é de 8,5kg (esses valores são aproximados, já que o peso específico muda de produto para produto).

Porém, vamos pegar embalagens de 1kg, que de padrão são de 20x30cm. Significa que a embaladora iria pegar 8 embalagens de 1kg e assim se aproximar da capacidade de 8,5kg? Não.

Quanto menores forem embalagens, menor também será o aproveitamento da câmara

Esse é o principal ponto que precisamos entender. Porcionar em tamanhos menores faz com que o volume da câmara seja menos aproveitado. É que você vai ocupar as barras de solda com embalagens que juntas ocupam muito menos espaço (e consequentemente menor volume e peso) que uma embalagem maior.

Se lembra que a VM 18A faria uma embalagem de cerca de 8,5kg (embalagen com cerca de 40x50cm)? Vamos voltar ao exemplo das embalagens de 1kg, onde em cada barra de solda seria feita cerca de 2 embalagens, totalizando assim 4 embalagens e consequentemente 4kg por ciclo.

Vamos diminuir ainda mais a embalagem, chegando nas 500g. Embalagens de 500g são cerca de 20x25cm, e a VM 18A faria as mesmas 4 embalagens, totalizando assim 2kg.

Otimizando a produção

Primeiro, é preciso entender que essa limitação citada acima é normal e não tem nenhum problema nisso. Não existe nada que se possa fazer para que embalagens menores atinjam em peso as embalagens maiores em produção por ciclo. O que se pode fazer é tentar otimizar o máximo possível. Então, alguns passos podem ser observados:

1 – Tentar porcionar no maior tamanho possível

Ao invés de embalar em 1kg, você poderia utilizar embalagens de 2/4/8kg por exemplo? Se sim, opte pelas embalagens maiores. Além de você economizar no custo embalagem/kg, você vai aproveitar melhor a câmara da seladora a vácuo. Agora, se você precisar porcionar em tamanhos específicos, fica mais difícil, mas o passo 2 pode te ajudar

2 – Para a mesma porção, tente diminuir ao máximo a largura da embalagem

Vamos voltar ao exemplo da embalagem de 1kg e utilizando o modelo VM 18A, que tem uma barra de 42cm. Se você escolhesse uma embalagem de 25x28cm, que faria 1kg, você teria uma produção de somente duas embalagens por ciclo (já que caberia só uma embalagem por barra). Agora, você poderia diminuir a largura para 20cm e aumentar o comprimento da embalagem para 30cm que comportaria o mesmo 1kg. Dessa forma, você faria duas embalagens em cada barra, totalizando assim quatro embalagens por ciclo. Por isso, quanto mais você conseguir diminuir a largura e compensar com o comprimento, melhores são as chances de otimizar a produção da embaladora.

O que mais importa?

Como comentado acima, o tamanho da embalagem realmente é o principal fator delimitador da produção do equipamento, mas também temos que nos ater a outro fator que limita bastante, que é caso o produto precise da atmosfera modificada.

Sobreposição de embalagens na seladora a vácuo
Não tem nenhum problema haver sobreposição de embalagens em produtos que não necessitam da atm. modificada

Nesse caso, além de considerar todas as informações acima, teremos que considerar o fato que para a injeção do gás, não pode haver sobreposição de embalagens, pois caso tenha, o ar não vai conseguir entrar na embalagem de baixo, já que a de cima está fazendo peso. Dessa forma, se o comprimento da embalagem for maior que a metade da distância entre barras, a produção vai cair pela metade  🙁

Também, como já comentado, é necessário considerar o peso específico do produto, pois é isso que vai dar uma relação de volume e peso. Folhagens por exemplo vão ter um peso específico bem menor que proteínas e consequentemente uma produção por ciclo menor.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.