Erros comuns ao desfiar carne e frango e como evitá-los

Desfiar carne e frango é uma técnica aparentemente simples, mas que pode facilmente dar errado se não for feita com cuidado. Conhecer os erros mais comuns nesse processo pode ajudá-lo a evitar frustrações e garantir que suas receitas sejam sempre um sucesso. Vamos nos aprofundar nos erros mais comuns e aprender como evitá-los.

1. Desfiar a carne ou o frango depois de resfriá-los

Para o processo de trituração de carne e frango com nossos desfiadores (conheça nossa Linha DFC), é importante que o colágeno entre as fibras esteja macio, para que o desfiamento ocorra corretamente. Quando você não leva a proteína logo após a cocção, seja ela de frango, boi ou porco, essas fibras voltam a se unir, prejudicando o resultado final. O ideal é sempre levar o produto quente para o nosso equipamento.

2. Não cozinhar a carne adequadamente

Como já mencionamos em vários artigos, o tempo de cozimento é muito importante, pois terá um impacto direto no resultado final. Se a carne não for cozida pelo tempo indicado, alguns pontos ficarão grudados, resultando em um desfiado mais grosso.

3. Desfiar pedaços muito pequenos

Desfiar a carne em pedaços muito pequenos pode resultar em uma textura menos agradável e, em alguns casos, fazer com que ela seque mais rapidamente. O objetivo é desfiar a carne corretamente, em pedaços que sejam agradáveis de comer e que ainda mantenham a estrutura original das fibras.

4. Partes com osso, gordura ou nervos

Não preparar a carne corretamente é um erro que prejudicará a apresentação do seu produto e também pode levar a outros problemas no futuro.

Se você não remover o osso e levar a peça ao desfiador, ele será misturado à carne desfiada final, o que será muito difícil de separar depois. De fato, você definitivamente não quer que seu cliente mastigue um osso.

Por outro lado, a gordura e os nervos servem como uma cola natural para as fibras e, se estiverem presentes, as fibras não conseguirão se separar adequadamente. O ideal é remover o máximo possível de gordura e nervos antes do cozimento ou, no caso da gordura, cozinhar o produto até que ela comece a se derreter.

5. Não temperar adequadamente

Muitas vezes, o frango ou a carne bovina são desfiados e usados em receitas sem o tempero adequado. Isso pode resultar em um prato final sem sabor. É importante temperar a carne durante o processo de cozimento e, se necessário, ajustar o tempero após o desfiamento.

Máquinas para desfiar frangos com tecnologia patenteada

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre os desfiadores patenteados? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.