Estudo de caso 1 – Seladora a vácuo ideal

Este é o nosso primeiro artigo que vai abordar um estudo de caso para você entender como funciona a definição da seladora a vácuo ideal.

Contexto

Rodrigo tem um supermercado de pequeno/médio porte. Ele quer adquirir uma embaladora a vácuo para embalar seus frios, algumas proteínas, legumes processados e também alguns queijos. As porções que ele vai embalar não vão ser tão grandes, vão ser de no máximo 2,5kg. Por dia, ele acredita que vai embalar cerca de 30kg de fatiados (a maioria porções de 500g) , 30kg de legumes (a maioria porções de 500g e 1kg) e mais cerca de 100kg entre proteínas e queijos (a maioria das porções seria de 1kg).

Com essas informações temos que definir qual seria a seladora a vácuo (confira a lista com todos os nossos modelos aqui) mais indicada para ele.

Filtrando as informações

Como comentado no artigo sobre como definir a seladora a vácuo ideal, temos que ter três informações para conseguir indicar ao cliente qual seria o modelo mais indicado. Essas informações são:

Produtos: “frios, algumas proteínas, legumes processados e também alguns queijos”

Maior tamanho: “vão ser de no máximo 2,5kg”

Produção: “Por dia, ele acredita que vai embalar cerca de 30kg de fatiados , 30kg de legumes e mais cerca de 100kg entre proteínas e queijos”

1º Passo: Analisando os produtos que ele vai embalar

Esse passo é importante para nós vermos se algum produto que vai ser embalado a vácuo tem alguma característica específica. Dessa forma avaliaremos se é necessário o opcional da atm. modificada ou se o cliente vai precisar de uma máquina com cavidade para embalar líquidos/pós em grandes quantidades.

Como é fácil perceber, nenhum dos produtos do cliente exige uma atenção especial, então nessa parte não descartamos nenhum modelo.

2º Passo: Definindo o menor modelo que atenderia o maior produto dele

Como já comentamos várias vezes, o maior limitador do modelo é o tamanho do produto. Temos que garantir que a nossa seladora a vácuo ideal consiga fazer embalagens de 2,5kg. Com essa informação, já descartamos o modelo Mini Speciale (que pegaria embalagens de até 2kg) e vamos ao modelo VM 12. Este, por sua vez, faz embalagens de até 3,5kg, então daria certo. Agora que já sabemos qual seria o menor modelo que atenderia o produto de maior dimensão do cliente, vamos analisar as outras informações.

3º Passo: Equipamento que vai atender a produção dele

Vamos começar analisando a menor máquina a vácuo que não foi descartada, que no caso seria a VM 12. Temos que a maioria dos 160kg de produção diária vão se dividir em embalagens de 500g e 1kg, então cálculo da produção tem que levar em consideração principalmente essas embalagens. Também é interessante dar uma atenção a produção da maior embalagem, que no casso é de 2,5kg. Qual seria a produção desde modelo para essas embalagens?

Embalagens de 500g: Provavelmente seria uma embalagem de 20x25cm. O modelo VM 12 faria 2 embalagens por ciclo, totalizando em uma hora de 160-200 embalagens (a tabela explicando você pode ver aqui), totalizando cerca de 90kg por hora dessas embalagens.

Embalagens de 1kg: Provavelmente seria uma embalagem de 20x30cm. O modelo VM 12 também faria 2 embalagens por ciclo, totalizando em uma hora de 160-200 embalagens (a tabela explicando você pode ver aqui), totalizando cerca de 180kg por hora.

Embalagens de 2,5kg: Provavelmente seria uma embalagem de 25x35cm. O modelo VM 12 faria 1 embalagem por ciclo, totalizando em uma hora de 80-100 embalagens (a tabela explicando você pode ver aqui), totalizando cerca de 230kg por hora.

Agora, a gente pode pegar uma produção média, que seria basicamente somar a produção para as três embalagens e dividir por três, chegando assim em uma produção média de 210kg, que seria maior que a produção diária dele. Ou seja, com a embaladora a vácuo modelo VM 12 ele em pouco mais de 40 minutos conseguiria fazer toda a sua produção diária, o que é um número bem bacana e possibilitaria ao cliente estar aumentando a sua produção e seu equipamento acompanharia. Dessa vez foi até fácil, pois o menor modelo que atenderia o maior produto dele é o modelo que também atenderia bem a produção dele.

MODELO IDEAL
Seladora a vácuo VM 12 Seladora a vácuo modelo VM 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este seria o modelo de máquina a vácuo mais indicado porque ele conseguiria atender os maiores produtos do cliente (até 2,5kg) e faria sua produção diária em até 50 minutos

Ficou alguma dúvida? Entre em contato

Conheça as nossas seladoras a vácuo

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.