Ciclo Completo do Vácuo – Explicando

Entenda todos os passos do processo de uma seladora a vácuo

Como abordado no nosso FAQ, o tempo do ciclo do vácuo é uma pergunta muito frequente. é esse o ciclo que vai definir qual vai ser a produção da sua máquina a vácuo. Para isso, precisamos entender antes quais são os processos que compõem o processo.

Parte 1 – Retirada do ar da cuba

Após o fechamento da tampa da seladora a vácuo, a bomba começa a funcionar. É nessa hora que o ar da cuba é retirado, chegando a impressionantes 99.8% de vácuo, que é considerado o vácuo ideal.

Parte 2 – Selamento da embalagem

Com a pressão dentro da cuba chegando próximo de zero, a embalagem então é selada. Dessa forma mantemos o vácuo dentro dela.

Parte 3 – Retorno do ar para a cuba

Com a embalagem já selada, podemos deixar com que o ar retorne para a cuba da embaladora a vácuo. Como sabemos, o ar quer ir para os lugares com menor pressão. Após ocupar a cuba, ele vai querer entrar dentro da embalagem, mas por ela estar selada ele não consegue. Dessa forma, acontece o efeito de compactar o produto (ex. Embalagens de café que vemos nos supermercados). Após o retorno do ar, a tampa abre automaticamente, fechando assim o ciclo.

Tempo do ciclo

Essas três partes que foram explicadas acima compõem o ciclo completo e o tempo total é de 28 segundos.

Produção

A produção da embaladora a vácuo é diretamente proporcional ao tempo de ciclo. Pegando o tempo de 28 segundos, conseguimos arredondar uma produção de 120 ciclos por hora. Porém sabemos que existe o tempo do operador rearranjar os produtos. Por isso, trabalhamos com 80 ciclos por hora para um operador lento e de 100 ciclos para um operador experiente.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Conheça as nossas seladoras a vácuo