Limpando nossos termocirculadores para o sous vide

Nossos termocirculadores profissionais para o sous vide são equipamentos bem robustos, porém precisam de atenção em alguns pontos. Um deles é a limpeza, onde com o tempo se não for realizada corretamente, pode a vir a prejudicar itens importantes, como a bomba que circula a água.

Importância da limpeza

No sous vide um alimento é embalado a vácuo e posteriormente é levado ao termocirculador onde a cocção será realizada. Acontece que durante a cocção pode acontecer da embalagem furar contaminando a água com resíduos/gorduras do alimento (como uma carne que solta gordura por exemplo).

Devido a bomba circular toda a água do equipamento, ela também vai acabar circulando os resíduos presentes nela. Isso no médio/longo prazo é um problema pois a bomba se contamina com estes resíduos, tornando a circulação de água mais difícil (tanto pelos resíduos serem mais pesados como por esquentarem mais) e com o tempo podendo vir a quebrar a bomba de água. Assim, se faz muito importante uma limpeza periódica do equipamento.

Quando limpar o termocirculador

Não existe uma resposta precisa para essa pergunta, já que dependerá muito da utilização do equipamento e do nível de “contaminação” da água. O que sugerimos aos nossos clientes é sempre verificar o estado da água, se ela começar a apresentar visivelmente muita gordura, a limpeza passa a ser indicada.

Se mesmo com um tempo de utilização (ex: 1 mês) a água aparentar estar limpa, a limpeza não se faz necessária.

Como limpar o termocirculador

Agora vamos ao que importa. A limpeza é bem simples, basicamente três passos.

1. Retirando a água

Primeiro é necessário retirar toda a água suja do equipamento, aqui você pode utilizar a válvula para vasão d’água.

2. Limpando a cuba

Agora é importante limpar a cuba para tirar resíduos que estão nas paredes/base do termocirculador. Você pode utilizar esponja (passar a parte macia dela) com sabão neutro. Posteriormente, utilize um pano para secar a cuba do equipamento.

3. Recolocando a água

Agora é necessário preencher novamente o termocirculador com água. Aqui temos uma observação bem importante, que é o processo de retirada de água da bomba do termocirculador.

Esse processo consiste em abrir o tampão (presente na lateral do equipamento) logo após a reposição de água na cuba para que o ar que estava na bomba saia. Após o ar sair, recoloque o tampão para que a água da cuba vá para a bomba, e assim ela consiga realizar a circulação d’água.

Conheça nossos termocirculadores patenteados profissionais

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre os termocirculadores profissionais? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.