Manutenção Preventiva das Seladoras a Vácuo - Orved Brock

Manutenção Preventiva das Seladoras a Vácuo

Uma dúvida muito frequente é em relação à manutenção preventiva das nossas seladoras a vácuo. Felizmente por serem equipamentos bem robustos, este processo é bem simples, e neste artigo tiraremos as principais dúvidas relacionadas a ele.

Componentes para se observar

A manutenção preventiva de forma geral deve ser feita para verificar em especial as peças de desgaste natural, que englobam os seguintes itens:

1. Óleo da máquina

Nível e coloração do óleo das seladoras a vácuo

Você deve verificar periodicamente (indicação a cada 02 semanas) a qualidade do óleo da sua seladora a vácuo. Elas utilizam um óleo hidráulico próprio, e você consegue ver a referência neste artigo aqui

Para verificar a qualidade do óleo, você deve deixar a máquina sem funcionar por pelo menos 50 minutos e posteriormente ver o visor de óleo. Agora você deve observar a qualidade do óleo (o ideal é um óleo claro, transparente) e também o nível do óleo.

Para o nível de óleo você deve cuidar para que não esteja muito lotado, sempre sendo possível visualizar uma bolha de ar no visor (se não tiver espaço para o óleo girar, a bomba de vácuo pode sofrer diversos problemas). Também não deve estar muito vazio (respeitando o nível mínimo indicado no visor), pois dessa forma a bomba  de vácuo iria esquentar demais.

OBS: Você pode nos enviar uma foto/vídeo mostrando o visor do óleo da sua seladora a vácuo que nós auxiliaremos na necessidade da troca ou não do óleo da sua seladora a vácuo.

2. Fita Teflon e Resistências

Vendo a qualidade das barras de solda

Outros dois componentes que fazem parte da manutenção preventiva é a fita teflon e resistência (cromo níquel), que por serem peças de desgaste natural devem ser observada periodicamente.

Para saber se a qualidade da fita teflon está boa, você deve verificar se ela está desgastada (pontos pretos/queimados). Quanto mais queimada ela estiver, pior será sua qualidade e mais chance ela terá de prejudicar na realização da solda. Verifique a fita teflon uma vez por mês.

E também sugerimos limpar com pano úmido a fita teflon uma vez por dia, tirando dessa forma eventuais resíduos que ficam em cima dela e que podem danificá-la.

Já pelas resistências deve ser observado a qualidade da solda. Se você verificar que a solda não está ficando boa, mesmo com uma fita teflon conservada e com uma regulagem correta do potenciômetro do SEAL (solda), indica que a resistência pode estar com problemas e está na hora de trocar.

OBS: Sugerimos que nos envie foto/vídeo mostrando a barra de solda da sua seladora a vácuo e se possível um vídeo do processo. Nós auxiliaremos na necessidade da troca ou não da fita teflon/resistência.

3. Potenciômetros

Potenciômetros da seladora a vácuo

Com o tempo os potenciômetros vão perdendo sua força, fazendo com que a regulagem deles na máquina precise ser ajustada. No início uma solda no 5 pode atender o que você precisa, porém com o tempo (ex: 03 anos) o potenciômetro perde sua força e para ter o mesmo resultado inicial precisa ser ajustado para o 6.

Dessa forma recomendamos que utilizando as regulagens iniciais indicadas (que constam na primeira página do manual) seja verificado seu resultado de tempos em tempos. O período de 06 meses é um bom intervalo, mas se você perceber que a máquina vem tendo seu resultado final alterado (seja de solda como de vácuo), pode ser um indicativo que os potenciômetros estão se desgastando.

OBS: Grave um vídeo mostrando a operação com a sua seladora a vácuo, onde pelo menos uma embalagem seja soldada. Fique atento para gravar o painel frontal, mostrando sempre o ponteiro do vácuo. Nos envie esse vídeo, pois com ele conseguiremos direcionar se há a necessidade de alinhar a regulagem dos potenciômetros ou não.

Periodicidade da Manutenção Preventiva

Essa periodicidade pode variar bastante, e ficando atento aos pontos comentados anteriormente você pode até evitar sua necessidade.

Porém sabemos que entre a teoria e a prática existe uma diferença enorme, e mesmo os cuidados abordados sendo simples, muitas vezes é difícil controlar que operadores os mantenham. Dessa forma, consideramos um prazo de manutenção preventiva uma vez por ano aceitável.

Só que reiteramos que o ideal é manter os cuidados abordados acima, que definitivamente são simples de manter e que evitarão a maioria dos problemas que envolvem nossas seladoras a vácuo.

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.