Motivos para ter seladora a vácuo no supermercado

Utilizando seladoras a vácuo em supermercados

1. Principais motivos para um supermercado possuir o equipamento

Este é um dos segmentos em que a cultura do vácuo está mais presente. Porém, muitos supermercados ainda não o utilizam, perdendo uma grande oportunidade de aproveitar as vantagens desse processo.

Diminua/elimina desperdícios

Começamos pelo aumento da validade dos produtos, que diminui e até elimina desperdícios  com os alimentos estragados. Quando falamos de supermercados, estamos falando de uma gama enorme de produtos (ex: vários cortes/tipos de carnes, hortifruti, frios, embutidos) que com o vácuo evitariam de estragar antes da rotatividade estabelecimento – cliente. Evitar essas perdas é sinônimo de economia.

Exemplo: Pegamos como exemplo um supermercado que no setor de carnes tem por mês cerca de  R$ 1.500,00 de desperdício. Vamos considerar que com o vácuo, 60% desse descarte fosse evitado, ou seja, a economia mensal seria de R$ 900,00. Em um ano representaria R$ 10.800,00 de economia. Estamos falando apenas do setor de carnes, sendo que essa economia também seria refletida nos demais setores.

Permite que os clientes comprem em maior quantidade

A validade estendida permite que o cliente do supermercado compre os produtos em maior quantidade, gerando assim uma receita maior.

Exemplo: Pegue o setor de frios de um supermercado, onde o cliente vai comprar presunto fatiado. Ele compra 500g, mas se pudesse, compraria 800g de uma só vez. Acontece que ele sabe que se comprar nessa quantidade, para a sua demanda, o produto estragará e ele vai acabar desperdiçando o alimento e o dinheiro. No vácuo, a validade superior permitirá que ele faça essa compra, sem nenhum problema.

Agrega valor aos alimentos e ao estabelecimento

O processo do vácuo traz uma diferenciação enorme nos produtos. Isso acontece porque o vácuo proporciona uma qualidade superior por manter todas as propriedades originais do alimento, evitar contaminações, garantir uma maior higienização da embalagem, facilitrar o transporte e armazenamento do alimento, além de não permitir a criação de cristais de gelo quando o produto é congelado.

Para o mesmo tipo de item, ele pode ser embalado tradicionalmente (como um corte de coxão mole em bandeja) e também embalado a vácuo. O valor agregado proporcionado pelo vácuo permitirá um lucro maior. Você pode ter ilhas apenas com produtos embalados a vácuo, no sistema de produtos premium. Assim, o supermercado atenderia perfis de clientes que querem preço (produtos que não estão embalados a vácuo) e também aqueles que querem produtos com uma qualidade superior.

Exemplo: Vamos considerar o kilo do coxão mole em R$ 35,00 embalado normalmente. Colocando ele no vácuo em uma dessas ilhas, o dono do supermercado pode cobrar 10% a mais, chegando no valor de R$ 38,50 por kilo.

Permite porcionar nas quantidades desejadas

Muitos dos insumos que os supermercados compram já são porcionados em quantidades padrões, o que pode limitar a escolha do cliente, já que não necessariamente ele gostaria de levar o produto inteiro. Com uma seladora a vácuo, é possível porcionar em diferentes tamanhos, melhorando a experiência do cliente, aumentando o valor agregado do produto (pelos motivos mencionados anteriormente) e consequentemente aumentando as vendas.

Exemplo: O queijo Emmental geralmente é vendido em peças embaladas a vácuo de 12kg a 25kg. Porém, a maioria dos clientes não querem levar o queijo inteiro, principalmente por seu custo elevado. Com uma seladora a vácuo é possível porcionar em tamanhos menores, como 200g, 400g, 500g, 1kg etc. Isso vai facilitar que mais clientes comprem esse produto.

Melhora a higiene do local

Um produto que está embalado a vácuo não solta odores e nem resíduos, e  embalagens a vácuo são mais resistentes, sendo assim menos sucestíveis a rasgos/vazamentos que muitas vezes ocorrem nas embalagens/bandejas tradicionais. Quando levamos em consideração um supermecado, onde diversos itens estão em contato uns com os outros, e um mesmo cliente pode pegar em diversos produtos, essa vira uma característica muito importante. Além do risco de contaminação, uma embalagem que não parece higienizada com certeza é menos atraente que aquelas que são. Essa mesma higienização ajuda em fiscalizações sanitárias, pois eles sabem muito bem a segurança de embalar a vácuo os alimentos.

Comentários: Diversos clientes já nos relataram que ao checar o estoque/área útil do supermercado, a fiscalização acaba sendo muito menos rigorosa quando percebe que os produtos estão embalados a vácuo.

Resumo dos principais benefícios:

Diminuir/eliminar desperdícios
Clientes podem comprar em maior quantidade
Agrega valor aos produtos
Permite porcionar em quantidades variadas, personalizadas para uma melhor experiência
Melhora a higiene do local/produtos e ajuda na apresentação

2. Principais dúvidas

Aqui abordamos as principais dúvidas que os clientes podem ter quando esse equipamento é apresentado

Como funciona o processo de embalar a vácuo?

R: São equipamentos muito simples, onde o processo se baseia basicamente em colocar o alimento dentro da embalagem, posicionar na câmara, fechar a tampa e esperar o processo terminar automaticamente. É uma operação muito simples que não exige habilidades extras do operador.

Quais produtos podem ser embalados?

R: Todos os insumos alimentícios: proteínas, frios, embutidos, hortifruti, grãos etc.

Quais são as embalagens utilizadas?

R: As embalagens utilizadas no processo do vácuo são embalagens com barreira, próprias para isso. Geralmente são utilizadas as Nylon Poli, elas têm um preço bem competitivo. Por exemplo, uma embalagem para porções de 1kg, deve ficar entre 25 a 35 centavos a unidade.

Qual o consumo de energia do equipamento?

R: Seladoras a vácuo têm um baixíssimo consumo de energia. Por exemplo, um dos nossos modelos mais vendidos para supermercados, tem uma potência de 660W. Porém em uma hora, a bomba, que é o que consome a maior parte da energia, funciona cerca de 1/3 do tempo, ficando em um gasto energético de cerca de 220W.

Qual o modelo ideal?

R: Para responder essa pergunta com exatidão, é necessário entender os produtos que vão ser embalados, o tamanho das porções/peças e a produtividade que se quer. Para ajudar, vamos elencar aqui os principais modelos vendidos para esse segmento:

Seladora a vácuo VM 12
VM 12
Capacidade: Embalar peças de até 3,5kg
Produção de embalagens de 1kg: Até 200 embalagens/hora
Produção de embalagens de 500g: Até 200 embalagens/hora
Produção de embalagens de 250g: Até 200 embalagens/hora
Permite embalar peças de até 3,5kg, e para as porções menores, como 500g ou 1kg, faria até 200 embalagens/hora
Seladora a vácuo VM 18A
VM 18A
Capacidade: Embalar peças de até 8,5kg
Produção de embalagens de 1kg: Até 400 embalagens/hora
Produção de embalagens de 500g: Até 400 embalagens/hora
Produção de embalagens de 250g: Até 600 embalagens/hora
Modelo mais vendido para supermercados. Além de ter uma boa capacidade (pode embalar peças de carnes de 8kg por exemplo), também tem uma boa produção para as embalagens menores
Seladora a vácuo VM 60
VM 60
Capacidade: Embalar peças de até 14kg
Produção de embalagens de 1kg: Até 600 embalagens/hora
Produção de embalagens de 500g: Até 600 embalagens/hora
Produção de embalagens de 250g: Até 800 embalagens/hora
Voltado para supermercados maiores ou aqueles que servem como centros de distribuição, onde precisam de mais produção. A maior produtividade também ajuda a diminuir o custo de mão de obra, podendo aumentar em no mínimo 50% a produção em relação a VM 18A

Obs 1: Dado que os produtos têm diferentes formas e volumes, essa capacidade é uma capacidade estimada

Obs 2: Existem casos que o modelo ideal não é nenhum dos comentados acima, por isso, caso existe alguma dúvida, fale conosco. Estaremos prontos para ajudar a definir o modelo ideal do seu cliente ?

3. Resumo

Como comentado, o segmento de supermercados já tem um histórico antigo de utilização do processo do vácuo, mas muitos ainda não o utilizam por falta de conhecimento das vantagens desse investimento. O vácuo permite ao supermercado fornecer uma experiência diferenciada ao cliente. É com certeza um maquinário essencial para aqueles que querem crescer e se desenvolver.

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