O que observar antes de comprar uma seladora a vácuo - Orved Brock

Pontos Para Observar Antes De Comprar Uma Seladora A Vácuo

Para quem está começando no vácuo (e até mesmo para quem já começa/utiliza o processo), pode surgir muitas dúvidas para definir o modelo de seladora a vácuo que melhor atenderia o seu negócio. Por isso, fizemos esse artigo com os principais pontos de observação que você deve ter para escolher aquele modelo que realmente atenderia todas as suas necessidades.

Vamos elencar cinco pontos que você deve observar antes de adquirir esse tipo de equipamento.

1. Embalagens que o equipamento utiliza

Podemos dividir os tipos de embalagens do vácuo em dois: as embalagens lisas e as embalagens gofradas (ranhuradas). A diferença entre elas é o custo, pois as embalagens gofradas têm um valor bem mais elevado que as embalagens lisas.

Assim, se você vai utilizar o equipamento para produção, não vale a pena adquirir um equipamento que só trabalhe com as gofradas, para valer a pena tem que trabalhar com as lisas.

Agora, se o uso for apenas doméstico, comprar um equipamento que utilize apenas as embalagens ranhuradas não vai ser um problema.

2. Produtos que o equipamento embala

Alguns tipos de produtos acabam limitando os modelos de seladoras a vácuo, são eles os líquidos e os pós.

Se você vai embalar esses tipos de produtos (mas não em grandes quantidades), modelos de sucção externa (como as máquinas a vácuo domésticas e as comerciais) já não são indicados. Isso porque o bico pode acabar sugando o líquido ou o pó e assim danificar a bomba.

Se não for embalar em um volume grande, os modelos de seladoras a vácuo de câmara já atenderiam. A limitação para esse tipo de seladora a vácuo é quando a quantidade desses produtos é maior, como no caso de restaurantes que precisam embalar molhos. Nesse caso o ideal é adquirir um modelo que possua cavidade (conheça os nossos aqui), já que essa cavidade vai possibilitar que a embalagem fique na vertical e você faça esses produtos em um volume maior.

3. Capacidade da câmara de vácuo

Se você vai utilizar o equipamento para a sua produção, o ideal é adquirir uma seladora a vácuo de câmara. Nesse tipo de equipamento, o maior produto que vai ser embalado é geralmente o maior limitador do modelo. É necessário garantir que esse produto e a embalagem utilizada para ele caiba dentro do equipamento. Não recomendamos comprar uma máquina que não vá atender todos os tamanhos que você precisa.

Informamos para todos os nossos modelos de seladoras a vácuo a capacidade máxima em kilos, que é uma excelente base para saber qual modelo atenderia a maior peça que vai ser embalada. Porém, essa capacidade não é 100% precisa para definir o modelo, já que muitos produtos vão ter formatos diferentes. Por exemplo, se você vai embalar uma pizza de 35cm de diâmetro, mesmo ela pesando menos de 1kg, o menor modelo que atenderia seria a VM 17, que tem uma capacidade de embalar até 07kg.

O ideal é fornecer as dimensões do produto em centímetro para que seja possível garantir com 100% de certeza que a seladora a vácuo atenderia.

4. Se há a necessidade de opcionais

As seladoras a vácuo possuem opcionais para atender determinados produtos e necessidades. Os opcionais seriam a segunda barra de solda, atm. modificada e sistema de corte.

A segunda barra de solda é muito importante porque vai dobrar a produção, então mais de 95% dos nossos modelos vão com esse opcional. Já o corte é mais voltado para o visual, onde a sobra da embalagem é cortada.

O uso da atm. modificada é que vai depender dos produtos a serem embalados. Ela serve para embalar aqueles produtos sensíveis, que se deformam no vácuo normal. Caso a sua produção tenha muitos desses produtos, é indicado adquirir uma seladora a vácuo com esse opcional.

5. Capacidade de produção do equipamento

Depois de garantir que o modelo atende o seu maior produto, agora é necessário verificar se vai atender a sua produção.

Para ficar mais fácil, vamos utilizar um exemplo: imagine que você precise embalar diariamente 1.000 embalagens de 2kg. O nosso menor modelo que atende pacotes de 2kg é a VM 12, porém ela teria uma produção de até 100 embalagens de 2kg por hora, em um turno de trabalho seriam até 800 embalagens, o que não atende a produção necessária. Nesse caso, seria mais indicado a seladora a vácuo VM 17 (que faria até 200 embalagens por hora ou até 1600 embalagens por turno) e a VM 60 (que faria até 400 embalagens por hora ou até 3200 embalagens por turno).

Não se esqueça que mais produtividade é menos tempo de operador e consequentemente menos necessidade de mão de obra.

Conheças as nossas seladoras a vácuo industriais