Otimizando a cozinha com o sous vide - Termocirculadores - Orved Brock

Otimizando A Cozinha Com O Sous Vide

Neste artigo vamos falar de uma das principais vantagens que o sous vide traz para quem utiliza essa técnica, que é otimizar a mão de obra na cozinha, diminuindo assim custos e melhorando a organização. Isso se deve a outra benefício que o sous vide oferece: estender a validade dos produtos.

Calma, pode parecer um pouco confuso caso você ainda não tenha se habituado com o sous vide, vamos explicar melhor a seguir.

Produza seus pratos fora do horário de pico

Sabemos que um restaurante ou um buffet por exemplo, acabam tendo uma concentração da mão de obra para produção dos seus produtos em um curto espaço de tempo. Eles não podem produzir muito antes pois correm o risco do produto estragar ou perder a qualidade.

Então, o tempo de produção tem relação direta com o horário de atendimento dos clientes, que para um restaurante é cerca de 04 horas por dia (em média). Neste período, a cozinha fica lotada, com vários funcionários, para garantir que os pratos saiam a tempo.

Agora, imagine que seja possível produzir os seus pratos fora do horário de pico, onde não há clientes e com tempo ocioso. O sous vide torna isso possível.

Como o produto está embalado a vácuo, ao retirar do termocirculador (equipamento responsável pela cocção neste processo) e dar o choque térmico, a validade do produto no refrigerado é estendida, ficando em média de 20~40 dias.

Conheça os nossos termocirculadores profissionais para o sous vide

Organize a sua produção e estoque

Por ser possível organizar toda a sua produção antes, você pode configurar dias e horários para realizar a sua produção de diferentes peças/alimentos, aumentando a organização e também tendo um controle de estoque muito maior.

Pense que agora você pode determinar dias para fazer peitos de frango, outros frutos do mar, carnes vermelhas e por aí vai. Como é uma técnica baseada em tempo e temperatura, há um controle bem preciso de como anda a sua produção.

O sous vide, que primeiro foi criado como uma técnica para atingir um resultado final superior, também passou a ter uma grande vantagem na melhora do processo produtivo de cozinhas em todo o mundo.