Posicionando as embalagens nas seladoras as vácuo

Posicionando as embalagens nas seladoras a vácuo

Muitos clientes novos acabam tendo dificuldades na operação com as seladoras a vácuo, e um dos principais motivos é que eles não conseguem posicionar corretamente as embalagens na embaladora. Esse artigo vai ajudar você a entender uma vez por todas o que fazer e o que não fazer quando se trata de colocar corretamente a embalagem na câmara de vácuo.

Posicionando a embalagem na seladora a vácuo

1. A largura da embalagem deve ser menor que a largura da barra de solda

A barra de solda é a responsável por selar a embalagem, ela garante que toda a boca da embalagem vai ser soldada. Então, se a boca da embalagem for maior que a barra de solda, vai ter uma parte dela que não vai conseguir ser selada, dessa forma quando o processo acabar o ar vai imediatamente retornar para embalagem pela parte que estava aberta.

Por isso, se a máquina a vácuo tiver uma largura de 26cm por exemplo (como é o caso da nossa VM 12), a maior embalagem que ela vai conseguir embalar vai ter uma largura de no máximo 26cm.

2. A embalagem não pode ficar para fora da máquina

Alguns clientes nos enviam fotos e vídeos com o processo sendo realizado com a boca da embalagem para fora do equipamento. Isso está totalmente incorreto, a embalagem tem que ficar toda dentro da câmara de vácuo para que o processo possa ser realizado corretamente.

3. Não pode haver sobreposição na barra de solda

Se em cima da barra de solda da seladora a vácuo, você posicionar uma embalagem em cima da outra, o que vai acontecer é que as embalagens vão ser soldadas juntas, ficando coladas. Por isso, só pode haver sobreposição no meio da câmara de vácuo, mas nunca em cima da barra de solda.

4. Quanto mais alinhada/reta a boca da embalagem ficar na barra, melhor

Não deixar a boca da embalagem enrugada em cima da barra de solda vai ajudar tanto no resultado final como na estética. Existem produtos muito irregulares, como é o caso de embalar pedaços de mandioca à vácuo. Essa desuniformidade dentro da embalagem pode por vezes acabar prejudicando a solda, fazendo com que fique falhas que permitam a volta do ar para a embalagem. Por isso, tente deixar a boca da embalagem mais alinha possível na barra de solda.

5. O produto não pode ficar em cima da barra de solda

A barra de solda é o local onde a embalagem vai ser selada. Se você deixar um produto em cima dela, quando acontecer o processo além do vácuo não ser realizado você ainda vai danificar o seu produto.

5. Não dobre o excesso de embalagem após a barra de solda

Se a embalagem for muito mais comprida que a distância entre barras, o que sobra acima da barra de solda pode prejudicar o resultado do processo. Isso porque se a sobra ficar dobrada na embaladora a vácuo, pode ficar difícil de tirar o ar de dentro da embalagem. Então, evite dobrar o que sobra da embalagem acima da barra de solda.

Ficou alguma dúvida? Fale conosco

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.