É muito comum quando se procura sobre seladora a vácuo ver a informação de que o equipamento tem 20, 30, 50 (e por aí vai) configurações diferentes para diferentes tipos de produtos (proteínas, hortifruti, queijos etc)
Nesse artigo, vamos desmitificar esse assunto, indo direto ao ponto e explicando como isso é muito mais simples do que parece. Antes, vamos ter que entender a utilidade dos 02 principais itens que configuram o equipamento: VAC (regulagem do vácuo), SEAL (regulagem da solda). Também falaremos sobre o GAS (atmosfera modificada), que é um opcional que alguns clientes que vão embalar produtos mais sensíveis precisam.
1. Utilidade do VAC
O vácuo é o que determina qual vai ser a quantidade de vácuo feita na embalagem. Se você adquiriu uma máquina a vácuo, você muito provavelmente vai querer fazer o melhor vácuo possível para aumentar ao máximo o tempo de vida útil do produto. Acontece, que independente do alimento, essa regulagem vai ser a mesma.
2. Utilidade do SEAL (solda)
A regulagem da solda é proporcional ao tempo que a solda funciona para selar a embalagem. Quanto maior essa configuração, maior o tempo necessário. E você só vai precisar aumentar essa regulagem se a grossura da embalagem aumentar substancialmente. Sendo bem realista, no seu negócio muito provavelmente você vai utilizar no máximo duas regulagens diferentes de solda: uma para embalagens mais finas (10~16 micras) e outra para regulagens mais grossas (16~22 micras), isso se você tiver que utilizar micragens diferentes.
3. Entendendo o GAS (atm. modificada)
Alguns produtos (a minoria) se deformam quando passam pelo processo de vácuo, por isso é necessário o uso da atmosfera modificada, onde é inserido um gás inerte depois de realizado o vácuo e antes da embalagem ser soldada. Este gás vai deixar a embalagem fofinha ou no limite para que o seu produto não se deforme. Geralmente você vai utilizar a mesma regulagem de atm. modifcada para seus diferentes tipos de produtos (que precisam desse opcional para não se deformar).
Número de configurações
Agora que temos uma base do número de configuração para os diferentes reguladores, vamos dividir o número de configurações necessárias para clientes que não precisam da atm. modificada e para clientes que precisam da atm. modificada. Nesse estudo, utilizamos uma amostra que considera mais de 95% dos clientes de seladoras a vácuo.
Número de configurações para máquina sem atm. modificada:
Máximo: 02 (01 regulagem do VAC e 02 regulagens do SEAL para diferentes micragens de embalagens)
Mínimo: 01 (01 regulagem do VAC e 01 regulagem do SEAL para a maioria dos clientes já que utilizam micragens muito próximas)
Número de configurações para máquina com atm. modificada:
Máximo: 04
Explicação: 01 regulagem do VAC, 02 regulagens do SEAL para diferentes micragens de embalagens e 02 regulagens do GAS (com gás e sem gás)
Mínimo: 01
Explicação: 01 regulagem do VAC, 01 regulagem do SEAL para a maioria dos clientes já que utilizam micragens muito próximas e 01 regulagem do GAS (se todos os produtos utilizarem atm. modificada)
Conclusão
Para uma amostra de mais de 95% dos clientes de seladoras a vácuo, o número de programações necessárias vai ser de no máximo 02 caso não necessite de atmosfera modificada ou no máximo em 04 com atmosfera modificada. Então, por que é anunciado tantas programações possíveis (30, 40, 50 etc)? Na nossa opinião, isso serve mais como uma tentativa de impressionar o cliente com a “grande” variedade de opções do que de fato agregar funcionalidade. O que deveria ajudar acabar complicando algo que é bem mais simples do que parece.
Nós, que preferimos utilizar o painel analógico (leia mais aqui), também poderíamos informar que temos uma gama de programações diferentes (e de fato temos e de fato esse número é bem superior ao do painel digital), mas isso acaba prejudicando o cliente, que muitas vezes acaba utilizando a máquina da forma incorreta.
E aí, ficou alguma dúvida? Fala com a gente 😉
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.