Simulando a atmosfera modificada com o semi vácuo

Usando O Semi Vácuo Para Simular Atmosfera Modificada

Como já explicamos em vários artigos, o opcional da atmosfera modificada serve para embalar aqueles produtos mais sensíveis que se deformariam com o vácuo completo. Se a sua seladora a vácuo não possui esse opcional e mesmo assim você precisa embalar esses produtos sensíveis mas não quer que eles se deformem, saiba que você tem uma alternativa, que seria a realização do semi vácuo.

mesmo que você tenha o opcional da atmosfera modificada, o semi vácuo às vezes pode ser interessante. Você pode fazer um teste do tempo de validade dos seus produtos com ele no semi vácuo ao invés do vácuo + atm. modificada. Se esse tempo passar do que você precisa, você pode passar a utilizar ele e não teria o custo do gás.

Vacuômetro e stop vac respectivamente

Vacuômetro e STOP VAC respectivamente

Como funciona o semi vácuo?

Quando você realiza o vácuo ideal, a quantidade de ar retirado da máquina a vácuo é em torno de 99.8%. Como a pressão fica próxima do zero, a pressão externa pressiona a embalagem (pois está tentando entrar) e acaba deformando produtos sensíveis. Quando falamos de semi vácuo, significa que é retirado cerca de 75~85% do ar da embalagem. No caso, esse resíduo de ar que fica, vai ser suficiente para proteger os produtos sensíveis (porém como comentado, não vai permitir que a validade dos produtos seja a máxima possível). Você pode ler melhor as diferenças entre o vácuo completo x semi vácuo aqui.

Como realizar o semi vácuo?

Nas nossas seladoras a vácuo isso vai ser possível de duas formas:

1. Diminuindo a regulagem do VAC

Nessa opção você vai tentar várias regulagens diferentes (comece no 1 e vá subindo de 0,5 em 0,5 pontos, sempre observando a marcação no vacuômetro) até chegar no semi vácuo que atenda a sua necessidade. Acompanhe o vacuômetro (que marca a % de vácuo realizado) para que ele chegue o mais próximo possível do limite onde o produto não se deforma. Isso vai garantir uma validade maior.

2. Utilizando o STOP VAC

Esse é um dos diferenciais das nossas embaladoras a vácuo. Seria basicamente um botão onde é possível parar o ciclo na hora que desejar. Então para você realizar o semi vácuo, você só precisa ficar acompanhando o potenciômetro e ir testando com as %s que você desejar. Por exemplo, você pode esperar ele chegar em 85% e ativar este dispositivo, a bomba de vácuo vai parar, a embalagem vai ser soldada e o ciclo vai terminar. Se tiver 85% ainda tiver “amassado” o seu produto, você pode realizar o processo novamente, diminuindo um pouco a % até que chegue no ponto limite entre o vácuo e o produto sofrer alguma avaria.

Tem alguma dúvida? Fala com a gente 😉

Clique e entre em contato diretamente por whatsapp