Neste artigo, vamos discutir as soluções para os principais problemas que podem afetar o desempenho inadequado da solda em nossas máquinas a vácuo.
Caso 1: A barra de solda esquenta pouco
No caso da solda estiver esquentando pouco, é necessário conferir os itens abaixo.
Verificar:
1. Em muitos casos, a solda está em uma regulagem baixa para o tipo (espessura) de embalagem utilizada. Aumente a regulagem do “SEAL” para identificar se a solda ficou mais forte. Regule até o ponto em que a embalagem após sair do equipamento não consegue ser aberta pela parte da solda ao mesmo tempo que não está com aspecto de “puxado” nas pontas.
2. Verificar se o potenciômetro linear de 100K de solda (“SEAL”) está com defeito. Para ver se está com defeito, deixe a regulagem dele no 5 e cronometre o tempo que a luz led fica ligada. Em seguida repita a operação colocando a regulagem no 10. Se o tempo for inferior a 03 segundos, providencie sua substituição (veja como realizar a troca do potenciômetro aqui).
Caso 2: A barra de solda não esquenta
Se as barras de solda da sua seladora a vácuo não estão esquentando nada, confira os seguintes itens.
Verificar:
1. Se os terminais da barra de solda na parte interna da câmara de vácuo estão conectados. Caso estejam desconectados, conecte eles à cuba de INOX.
2. Se o fusível da solda na placa eletrônica potência está partido (“queimado”) a barra não irá esquentar e consequentemente a embalagem não soldará. Caso estiver partido, saiba como realizar a troca da resistência aqui.
3. Com o auxílio de um multímetro verificar se no momento da solda há passagem de corrente 220V da placa eletrônica para o transformador da solda e se na saída do transformador para as barras de solda há passagem de corrente elétrica. Caso a corrente não esteja passando corretamente, entrar em contato conosco para auxiliarmos.
4. Se a resistência da solda não está partida (caso esteja, veja como realizar a troca correta aqui).
5. Se a máquina foi desmontada para manutenção, observar também os terminais da solda sob a câmara de vácuo.
Caso 3: Injeção de gás acima de 60% (para máquinas com esse opcional)
Se a regulagem de injeção de gás (atm. modificada) estiver acima de 60% (ou seja, o ponteiro do vacuômetro volta para um percentual <= 40%), você deve diminuir a regulagem de injeção de gás. Isto acontece pois ao ainda ter muita pressão dentro da câmara, as bolsas que acionam a solda não conseguem levantar da maneira correta.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para tirar dúvidas? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.