Utilizando as divisórias dos termocirculadores - Orved Brock

Utilizando As Divisórias Dos Termocirculadores

Os nossos termocirculadores para o processo do sous vide possuem divisórias que vão ajudar você a organizar melhor os seus alimentos. Neste artigo, vamos comentar sobre sua funcionalidade e os momentos em que vale a pena utilizá-las.

Divisórias do termocirculador para o sous vide

Quando vale a pena utilizar as divisórias dos termocirculadores? Nesse artigo explicamos

Para que servem as divisórias?

Como o nome já sugere, as divisórias vão servir para separar os alimentos. Ela vai servir para deixar a cuba mais organizada, mas antes uma observação tem que ser feita: independente de qual divisória o alimento estiver, a temperatura da água vai ser sempre homogênea (vai ser a que está configurada no termocirculador). Então, a temperatura de cocção dos alimentos que estão na cuba tem que ser a mesma para que se chegue no resultado que você espera.

1. Organize melhor diferentes alimentos

Vamos imaginar um peixe e um frango que tenham temperatura de cozimento de 67ºC, você poderia deixar eles separados por um divisória e assim saber que metade de um lado é peixe (e vai ter que respeitar um tempo específico para esse lado) e a outra metade é frango (que vai ter outro tempo específico).

2. Teste tempos diferentes para os mesmos produtos

Além de produtos diferentes com a mesma temperatura de cozimento, você também pode fazer produtos iguais e testar diferentes tempos, onde cada divisória teria uma marcação diferente. Em um exemplo com a alcatra (a receita você pode ver aqui), utilizando 04 divisórias e colocando a temperatura a 59ºC, poderíamos dar uma diferença de 15 minutos para cada uma delas do tempo recomendado, vendo qual resultado chegaríamos.

3. Organize melhor os mesmos produtos colocados em tempos diferentes

Se você por algum motivo colocou o mesmo alimento na cuba em tempos diferentes (e deseja que ambos passem o mesmo tempo lá), as divisórias vão te ajudar. Vamos pegar como exemplo a costeleta de porco, que tem o tempo de cocção sugerido de 1hr (veja a receita aqui). Nesse caso, se você deixou o primeiro lote na cuba 10 minutos antes do segunda lote, as divisórias vão te ajudar a se guiar e verificar qual lote foi colocado antes.

Se você quer produção, é melhor removê-las

Caso o seu foco seja aumentar a sua produção, as divisórias vão significar uma barreira física, vão ocupar espaço e vão atrapalhar a otimização. A maioria dos nossos clientes de termocirculadores, optam por remover as divisórias (elas são removíveis) para que seja utilizado o máximo espaço possível do equipamento. Quando você retira elas, você consegue deixar muitos de seus produtos deitados, atingindo assim o máximo da produção no sous vide.

Em resumo, as divisórias vão te ajudar a organizar melhor os alimentos, porém se você quiser produção elas vão acabar te limitando, sendo preferível que você as retire.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente

Clique e entre em contato diretamente por whatsapp