Crescendo bastante nas últimas décadas, a indústria de embutidos está sempre em busca de soluções que melhorem tanto a qualidade como a durabilidade dos produtos.
Dessa forma, o uso das máquinas a vácuo tem se mostrado uma grande aliada, oferecendo benefícios tanto para os fabricantes quanto para os consumidores.
Exploraremos a seguir algumas das principais vantagens do processo do vácuo na produção e conservação dos embutidos.
1. Aumento da vida útil dos produtos
Uma das maiores preocupações na produção de embutidos é a conservação adequada, fator que impacta diretamente nos custos do negócio.
As máquinas a vácuo eliminam o ar das embalagens, e assim eliminando consequentemente o oxigênio, que é a principal fonte de proliferação de microrganismos.
Desta forma o vácuo retarda o crescimento de bactérias aeróbicas e fungos, prolongando a vida útil dos embutidos sem a necessidade de conservantes artificiais. Assim, os produtos mantêm sua qualidade original por muito mais tempo.
2. Conservando a qualidade e o frescor
Além de aumentar a durabilidade, as máquinas a vácuo preservam a qualidade original dos embutidos. A ausência de oxigênio impede a oxidação de componentes essenciais, como gorduras e pigmentos, responsáveis pela cor e sabor característicos desses produtos.
Ao embalar a vácuo o produto fica isolado do meio externo, então não são criados cristais de gelo, o que é essencial para manter a qualidade original do embutido.
Estes fatores são muito importante para este segmento, já que embutidos como presuntos, salames e linguiças, o frescor e a aparência são critérios decisivos para os consumidores.
3. Redução de perdas e desperdícios
O desperdício de alimentos é um problema recorrente na indústria alimentícia, e é considerado de alto impacto na saúde do negócio. Ao embalar a vácuo, as perdas de produto devido à deterioração precoce são significativamente reduzidas.
Os embutidos podem ser armazenados por longos períodos, congelados ou refrigerados, sem comprometer sua qualidade. Isso resulta em menos perdas durante o armazenamento e transporte, impactando positivamente a rentabilidade das operações.
4. Eficiência no transporte e armazenamento
As máquinas a vácuo também contribuem para uma maior eficiência logística. Embalados a vácuo, os embutidos ficam compactados, ocupando menos volume.
Isto facilita o armazenamento, otimizando o uso de espaços em armazéns e câmaras frias. Além disso, o menor volume das embalagens viabiliza uma distribuição mais eficiente, reduzindo os custos com transporte.
5. Apelo ao consumidor final
Os consumidores estão cada vez mais atentos à procedência e qualidade dos alimentos que consomem. A embalagem a vácuo, além de garantir um produto de melhor qualidade, oferece uma apresentação visual mais atrativa, que transmite confiança e frescor.
Embutidos embalados a vácuo possuem uma aparência mais profissional, com menos riscos de vazamentos da embalagem, o que é um fator importante nos pontos de venda.
6. Facilidade de implementação e operação
As máquinas a vácuo são equipamentos que possuem fácil integração às linhas de produção, independentemente do tamanho da empresa.
Fabricamos modelos compactos (conheça nossa Linha VM), ideais para pequenas fábricas, até equipamentos de grande porte, capazes de embalar toneladas de embutidos diariamente.
Além disso, a operação dessas máquinas é relativamente simples e exige baixa manutenção, o que representa um excelente custo x benefício a longo prazo.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.