Esse é o primeiro artigo de uma série que vai abordar as principais seladoras a vácuo por setor. O primeiro deles, é um setor que vem cada vez utilizando mais esse tipo de equipamento: restaurantes.

Antes, vamos entender a produção
Diferentemente da maioria dos outros setores, em geral um restaurante não vai ter um volume tão grande de produtos para embalar. Isso se deve ao fato de que a produção é basicamente proporcional a um espaço físico, seja ele o próprio restaurante ou a área que ele atende nos aplicativos de delivery.
Então, vamos pegar como exemplo um restaurante que atenda diariamente 500 clientes. Cada cliente consumindo em média 400 gramas, se teria um volume de 200kg diários (isso considerando que tudo fosse embalado a vácuo). Essa é uma produção que o nosso menor modelo, a Mini Speciale, faria em cerca de 1,5 horas (considerando embalagens de 1kg), porém o cálculo não é tão simples, mas dá para entender que modelos menores/intermediários vão ser os principais adquiridos por essa área.
O tamanho das porções também importa
Voltando ao exemplo anterior, mesmo a produção de 200kg não parecendo tão grande, o restaurante pode optar por porcionar os insumos em embalagem de 500g. Dessa forma, seriam cerca de 400 embalagens. A Mini Speciale que citamos acima, demoraria para fazer essa produção em cerca de 3 horas, que é um tempo relativamente alto para um restaurante, que não vai querer perder um funcionário por tanto tempo. Também temos que ver qual seria a maior porção, pois caso existam peças acima de 2kg, seria necessário uma máquina a vácuo maior, pois a Mini não comportaria. Por isso, para definir o modelo é necessário se ter uma ideia clara do tamanho das embalagens a vácuo que vão ser utilizadas. Sabendo dessas informações, vamos definir os modelos
Modelos para restaurantes
Nessa parte dividiremos cada modelo em capacidade máxima e produção (baseada em embalagens de 500g e 1kg). Dessa forma, o cliente vai ter uma boa ideia se o modelo atenderia as necessidades ou não.
3 – Mini Speciale

Capacidade: Pega embalagens até 20x38cm, o que chega em torno de 1.7kg
Produção:
Embalagens de 1kg -> Até 140 embalagens por hora
Embalagens de 500g -> Até 140 embalagens por hora
Indicação:
Este é o modelo para restaurantes que vão embalar em porções pequenas (máx. 1kg) e que não tenham uma produção diária muito grande ou que não tenham problema em um tempo mais prolongado para realizar a produção diária.
2 – VM 12

Capacidade: Pega embalagens até 25x45cm, o que chega em torno de 3,5kg
Produção:
Embalagens de 1kg -> Até 200 embalagens por hora
Embalagens de 500g -> Até 200 embalagens por hora
Embalagens de 2kg -> Até 100 embalagens por hora
Indicação:
Este é o modelo para restaurantes que querem agilidade e uma máquina que comporte peças de proteínas maiores (até 3,5kg). É o nosso segundo modelo mais vendido para esse setor
1 – VM 16LS

Capacidade: Pega embalagens até 30x50cm, o que chega em torno de 5kg. Também faz líquidos em grandes quantidades (entre 2,5-3 litros) por ciclo.
Produção:
Embalagens de 1kg -> Até 200 embalagens por hora
Embalagens de 500g -> Até 400 embalagens por hora (considerando um tamanho de embalagem de 15x30cm)
Embalagens de 2kg -> Até 100 embalagens por hora
Embalagens de molhos de 2 litros -> Até 100 embalagens por hora
Indicação:
Este é o modelo mais vendido para restaurantes. O perfil de cliente é muito parecido com o da VM 12, porém com a diferença que existe uma necessidade de embalar líquidos em grandes quantidades. Por exemplo, você pode fazer em 1 dia a produção de molho de duas semanas, embalar e deixar em estoque, ajuda muito na organização e otimização.
OBS: É importante lembrar que todas as nossas seladoras a vácuo embalam líquidos, a diferença que a cavidade vai permitir que a embalagem seja melhor aproveitada, já que ela ficará na vertical
No geral é isso…
Mais de 95% dos modelos vendidos para restaurantes são um desses passados acima. Mas ainda existem exceções, como restaurantes que precisam embalar peças mais compridas (como salmão) ou que atuam como o centro de distribuição de outras lojas. Nesse caso, é necessário modelos maiores.
Então, sempre é bom falar com a gente antes, saberemos indicar o modelo ideal

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.
