Consumo de energia dos termocirculadores

Fizemos este artigo para falar de um dos principais diferenciais dos nossos termocirculadores profissionais (patenteados), que é a ultra eficiência energética.

Termocirculadores tendem a gastar muita energia

Quando falamos de termocirculadores, temos que ter em mente que são equipamentos com uma alta potência (2KW, 3.5KW, 4KW). Soma-se isso ao fato do sous vide ser um processo de cocção mais lenta, esses equipamentos geralmente têm um alto consumo energético.

Imagine por exemplo um termocirculador com 4KW que fique ligado 50% do tempo (por perder rapidamente a temperatura), em um alimento que demora cerca de 36 horas (como é o caso do brisket), o consumo de energia seria cerca de 72KW. Isso que não estamos levando em consideração o gasto energético da bomba nesses equipamentos.

Coloque na ponta do lápis quanto isso significaria de custo em um mês.

Por que os nossos termocirculadores são energeticamente econômicos?

Isso se deve ao fato do sistema de isolamento térmico ultra eficiente que utilizamos. São camadas especiais que separam o ambiente interno (onde fica a resistência) do ambiente externo.

Também é utilizado uma tampa reforçada que vai garantir que a troca de calor via parte superior do equipamento seja muito mais difícil.

Quando falamos da máxima eficiência para o sous vide, nós pensamos tanto no melhor resultado final para o produto como também a melhor eficiência para a produção do cliente.

Cálculo do gasto energético dos nossos termocirculadores

Para base de cálculo vamos utilizar o nosso modelo de termocirculador TC 100.

1. O equipamento tem uma potência de 4KW e ganha 1ºC de temperatura a cada 50 segundos aproximadamente. Chegando na temperatura, a máquina desliga as resistências. O que foi gasto em KW até chegar na temperatura desejada é a (TEMPERATURA DESEJADA – TEMPERATURA INICIAL)*50*4/3600. Esse cálculo vamos chamar de energia gasta inicial (EGI). Considerando uma temperatura inicial da água de 30ºC e querendo chegar nos 59ºC (temperatura indicada na nossa tabela de receitas que você pode ver aqui), o cálculo fica o seguinte: (59-30)*50*4/3600 = 1,6KW.

Vamos considerar o tempo de 4 horas para baixar 1ºC (esse tempo é uma média e pode variar dependendo do ambiente que o termocirculador fica). Os nossos termocirculadores saem de fábrica com um limite de variação de 0.2ºC para que a resistência ligue novamente. Ou seja, caso a temperatura selecionada seja de 65.5ºC, após atingir essa temperatura as resistências desligam e só voltam a ligar quando a temperatura baixar para 65.3ºC (variação de 0.2ºC). Dessa forma, considerando uma perda constante de temperatura e com um intervalo de temperatura 0.2ºC, cada vez que religar vai ser gasto 0.2*50*4000/3600, que dá 11W. E isso vai ser gasto um total de 45 vezes. A energia gasta em religações (EGR) fica em 495W.

Também temos que considerar o custo energético da bomba que circula a água. Vamos levar em consideração ela ligada no nível 2, vai ter um gasto energético de 75W/hora. Nas 36 horas a energia gasta pela bomba (EGB) vai ser de 2,7KW (36*75).

Concluindo o cálculo:

Agora que já calculamos as três formas do equipamento gastar energia, basta somá-las

ENERGIA GASTA INICIAL (EGI): (80-30)*50*4/3600 = 1,6KW
ENERGIA GASTA RELIGAÇÕES (EGR): 72/(1/(2/12))*(1*50*4)/3600) = 0,49KW
ENERGIA GASTA BOMBA (EGB): 0,075*72 (considerando nível 2) = 2,7KW

GASTO TOTAL APROXIMADO: 4,79KW ou 0,133KW/h

Conclusão

Comparado com o nosso exemplo inicial, que em um termocirculador tradicional gastaria cerca de 72KW, o nosso vai ter uma economia de impressionantes 93%.

Claro, os valores da sua temperatura inicial e desejada podem ser diferentes, mas esse cálculo dá uma boa ideia de como você pode economizar com os nossos termocirculadores profissonais, além de atingir a maior eficiência para o processo do sous vide.

Conheça nossos termocirculadores patenteados profissionais

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.