Principais cuidados com as seladoras a vácuo

Nossa equipe técnica fez uma lista com os principais cuidados que se deve ter ao utilizar uma embaladora a vácuo. Este artigo é voltado para a linha câmara e o legal é que esses cuidados são universais, então mesmo que você não tenha nossa máquina, esse post vai servir para você.

1 – Nunca embalar produtos quentes

Este além de ser um dos erros mais comuns também é um dos erros que mais trazem problemas ao equipamento. Já explicamos as principais causas aqui, mas em resumo: quando você embala produtos quentes a bomba acaba sugando o vapor que se condensa virando água, oxidando assim a bomba da embaladora a vácuo.

2 – Nunca limpar a tampa com álcool

Este tema também foi abordado em um dos nossos artigos (você pode ver aqui). Quando você limpa com álcool, a tampa que é de acrílico resseca e se quebra. Acredite, você não vai querer quebrar uma tampa dessa.

3 – Cuidar o nível ou coloração do óleo

O óleo é essencial para um bom funcionamento do equipamento, então é interessante pelo menos uma vez por semana você conferir o nível dele e também sua coloração.

Você vai conferir o nível para ver se não baixou do nível mínimo, pois se isso acontecer você tem que repor. Já a coloração você vai conferir logo no início do dia, antes de ter feito uma operação. A coloração dele tem que ser marrom claro, transparente. Se tiver esbranquiçado, cor de leite, é porque o óleo acabou se misturando com outras substâncias, então você vai ter que trocar. Lembre-se de fazer isso antes de iniciar as operações do dia, pois quando começa o óleo espuma e naturalmente fica esbranquiçado.

4 – Não fechar a tampa só com uma mão

Fechando a tampa das seladoras a vácuo só com uma mão acaba forçando os amortecedores e com o tempo fragilizando a tampa, que pode vir a se quebrar. Você pode ler mais aqui.

5 – Limpar periodicamente a câmara de vácuo

A limpeza da câmara de vácuo da máquina é bem simples, você pode utilizar um pano úmido e sabão neutro. Esse é um cuidado que você deve ter, ou senão você vai ter diretamente dois efeitos colaterais: desgaste mais rápido de peças e contaminação de alimentos.

As peças de desgaste natural, como a fita teflon, vão se desgastar mais rápido se houver acumulo de gordura ou umidade. Então você ao invés de ter que trocar em 2 anos, vai ter que trocar bem antes.

Outro cuidado, até mais sério, é a contaminação de alimentos. Se você não higienizar periodicamente a câmara (o ideal seria uma vez por dia logo após o expediente), você vai correr o risco de contaminar os seus produtos no processo de embalamento a vácuo. Isso acontece porque quando você fecha a tampa todo o ar dentro da câmara se mistura, então se tiver ficado algum resíduo contaminante, ele pode vir a se misturar com o seu produto saudável.

Conheça as nossas seladoras a vácuo

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.