Cuidados para se ter com as barras de solda - Orved Brock

Cuidados Para Se Ter Com As Barras De Solda

As barras de solda das seladoras a vácuo contém dois itens de desgaste natural (saiba mais aqui), que seriam a fita teflon e a resistência. Por isso, alguns cuidados simples vão fazer você prolongar o tempo de vida útil dessas peças.

1. Não se esquecer de limpar a barra de solda

Esse é o principal motivo para as barras de solda terem que trocar suas peças antes do necessário. Quando você embala produtos que soltam gordura e não tem o cuidado necessário, essa gordura pode acabar ficando em cima da fita teflon. Quando a resistência esquenta, a região que tem gordura vai acabar esquentando bem mais, fazendo com que a fita se desgaste muito mais rapidamente.

Sempre aconselhamos passar ao final do expediente um pano úmido para limpar a barra de solda e evitar que esse acúmulo de sujeira ou gordura aconteça.

2. Regulagem correta do “SEAL” (solda)

A solda já vai configurada corretamente na máquina a vácuo, e essa regulagem também pode ser vista na primeira página do manual. Porém, é comum os clientes acharem que quanto maior a regulagem da solda melhor, o que é um grande erro. Se a regulagem estiver alta, a barra de solda acaba esquentando muito, queimando tanto a embalagem como danificando a fita teflon e resistência.

Essa abordagem no curto/médio prazo vai fazer com que esses itens acabem se desgastando rapidamente, sendo necessário realizar a sua troca, tendo assim um custo que poderia ser evitado.

3. Não trocar apenas uma resistência

É comum os clientes quando vão trocar a resistência da barra de solda da seladora a vácuo, acabem trocando só de uma barra, e não das duas. O problema é que passa pelas resistências a mesma voltagem, então dependendo da sua largura, elas vão queimar diferentemente.

Um exemplo, se você pega duas resistências de lotes diferentes, com larguras diferentes (mesmo pouca coisa já influencia), a que tem largura inferior vai esquentar mais, se desgastando mais rápido que o seu par e inclusive podendo prejudicar no resultado final da solda.

Essa é uma informação mais difícil do cliente saber antes, por isso que sempre quando entram em contato conosco solicitando a compra de uma resistência, nós avisamos dessa questão.

ConhecaNossasSeladorasAVacuo