Embalando grãos a vácuo - Seladoras a vácuo - Orved Brock

Embalando Grãos A Vácuo

Com uma seladora a vácuo, você pode embalar seus grãos (feijão, arroz, café, soja, milho etc) a vácuo, agregando assim valor ao seu produto. Nesse artigo vamos comentar as principais vantagens que esse processo traz aos seus produtos e também fazer algumas observações.

Embalar grãos a vácuo vale a pena?

De forma sucinta: sem dúvidas. As vantagens do vácuo foram comentadas neste guia aqui, mas agora vamos falar em especial para os grãos.

1. Validade estendida

Essa é a vantagem mais conhecida para alimentos em geral, já que pela retirada de oxigênio a validade aumenta. No caso de grãos em geral, não é diferente, já que o vácuo consegue até quintuplicar seu tempo de vida.

2. Mantém a qualidade e garante a higiene

Quando você embala um produto a vácuo, você garante que não existam trocas do meio externo com o meio interno e vice-versa. Assim, com os seus grãos embalados a vácuo, você vai garantir que o mesmo produto que foi colocado dentro da embalagem vai ter a mesma qualidade do produto que vai sair dela.

Um exemplo que sempre citamos, é quando o cliente quer congelar o produto embalado a vácuo. Ao tirar do congelador e da embalagem, ele vai ter o mesmo produto inicial, já que como não existem trocas entre os meios, o alimento não vai criar cristal de gelo.

Conseguir manter a qualidade é essencial, principalmente para não ter uma heterogeneidade no alimento que o seu cliente vai consumir, seja por circunstâncias dele, ou sua.

Por esse mesmo isolamento entre o externo e o interno, o produto acaba sendo bem mais higiênico, já que não existe risco de contaminação com outros produtos.

3. Facilita o transporte

Ao embalar a vácuo os seus grãos, o transporte desses produtos vai ficar mais fácil. Isso se deve ao menor volume que ele vai ocupar, já que o vácuo acaba deixando a embalagem bem prensada. Como consequência, o custo do transporte fica menor.

3. Agrega valor aos seus grãos

Um efeito colateral positivo de todos os benefícios acima citados é o valor agregado que se ganha. Quando você embala seu café, milho, feijão ou outro grão a vácuo, você vai ter um produto superior ao que fosse vendido normalmente. Isso vai possibilitar que atinja mercados e cliente que não atendia antes e cobrar um valor a mais por isso.

Observações

Alguns tipos de grãos têm propriedades que fazem ser difícil o processo de embalamento a vácuo. Um muito conhecido é o feijão verde, já que em pouco tempo a embalagem fica como se o ar tivesse retornado.

Esse efeito na verdade se deve ao fato que o feijão verde precisa respirar, e na falta de oxigênio, acaba soltando um gás que faz com que se tenha essa impressão do retorno do ar para a embalagem, mas na verdade foi o gás que o alimento soltou.

Esse gás emitindo pelo alimento prejudica a sua conservação e validade. Por isso, caso você queira embalar um feijão verde por exemplo, é necessário a utilização da atm. modifica (com uma mistura de grande quantidade de oxigênio).