O processo de embalar pão a vácuo vem crescendo bastante. Utilizar o processo do vácuo para esse tipo de produto traz diversos benefícios, como manter a qualidade e também prolongar a vida útil (veja mais vantagens aqui). Por ser um produto com um tempo de vida considerado curto, estas são vantagens que agregarão valor à sua marca e aos seus clientes.
Neste artigo abordaremos os principais pontos para que você comece a embalar seus pães a vácuo. E no final, faremos considerações para que você entenda quando vale a pena embalar pão a vácuo.
Equipamentos Utilizados
Para realizar o processo do vácuo são utilizadas seladoras a vácuo, e as mais utilizada para pães são as seladoras a vácuo de câmara. Estes equipamento conseguem deixar todo o ambiente no vácuo e posteriormente selar (fechar) a embalagem.
O modelo ideal deve suportar o tamanho do maior pão que será embalado a vácuo e também deve atender a produção desejada.
Nós auxiliamos nossos clientes para que eles escolham o melhor entre os mais de 20 modelos de máquinas a vácuo que fabricamos.
Embalagens Utilizadas
No processo do vácuo, é necessário que as embalagens tenham barreira. É a barreira que não permitirá micro furos, mantendo assim o produto no vácuo e isolado do meio externo.
As embalagens mais utilizadas são as Nylon Poli. Elas são embalagens fáceis de achar e têm um custo bem acessível e são personalizáveis.
Definindo O Tamanho da Embalagem
Para definir o tamanho da embalagem você deve pegar as dimensões do pão: altura, comprimento e largura.
O comprimento mínimo da embalagem é a soma da altura do pão com o comprimento dele (ALT + COMP). Já a largura mínima é a soma a largura do pão com a altura somado a 2cm ( LARGU + ALT + 2cm).
Caso queira saber mais, abordamos o assunto de forma mais completa aqui.
Observações Ao Embalar Pão A Vácuo
Se você realizar o processo tradicional do vácuo você deformará todo o produto. Pães são tipos de produtos sensíveis e por isso merecem uma atenção especial no processo do vácuo.
Assim, é necessário a utilização do opcional da atmosfera modificada. Assim, após a retirada do ar da câmara, este opcional injetará um gás inerte, que deixará a embalagem “fofinha”, no limite do produto não se deformar.
Geralmente é uma mistura de gás carbônico com nitrogênio, e este gás também é conservante, aumentando ainda mais a validade estendida do vácuo.
Processo Para Embalar Pão A Vácuo
O processo é bastante simples, e é composto dos seguintes passos.
- Posicionar o pão na embalagem
- Colocar a embalagem dentro da câmara de vácuo, com a boca em cima da barra de solda
- Com os potenciômetros regulados (VAC, GAS e SEAL) e a máquina ligada, basta fechar a tampa
- O resto do processo é realizado automaticamente
Ao fechar a tampa, a máquina retira todo o ar (deixando a câmara no vácuo), injeta o gás inerte, sela a embalagem e posteriormente a tampa é aberta automaticamente.
Em relação às regulagens (VAC, GAS e SEL), acompanha na primeira página do manual a configuração indicada pela nossa fábrica.
Quando Vale A Pena Embalar Pão A Vácuo?
Agora que você já entendeu os principais pontos para iniciar no processo de embalar a vácuo, vamos te auxiliar para que você entenda se realmente vale a pena começar a embalar seus pães a vácuo.
Que o processo do vácuo traz diversas vantagens, não há dúvidas, mas temos que colocar na balança a relação custo x benefício. Vamos considerar um pão médio que utiliza uma embalagem de 25x30cm. O custo da embalagem mais o custo do gás ficará em torno de 70 centavos (estimativa de valores de 01/2024).
Dessa forma, só consideramos válido embalar pão a vácuo quando este pão for um tipo de pão com alto valor agregado, caso contrário, os custos ficarão muito elevados não compensando o processo.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.