Observações ao Embalar Carnes a Vacúo - Seladoras a Vácuo - Orved Brock

Observações ao Embalar Carnes a Vácuo

Dentre os alimentos mais embalados a vácuo, as carnes (ex: carne bovina, suína, frangos, peixes etc) sem dúvidas ocupam a primeira posição do ranking de produtos mais embalados. Por ser um produto bastante perecível e que tem um alto valor agregado, é fácil entender o porquê de carnes estarem no topo da lista.

Este artigo ajudará você a entender os principais pontos de observação a se levar em conta ao embalar a vácuo este tipo de produto.

1. Modelo de seladora a vácuo

Você precisa escolher um modelo que atenda à sua demanda, ou seja, um modelo que consegue embalar todas as peças de carne que você precisa e também consegue acompanhar a produção da sua empresa.

Com o tamanho da maior peça, conseguimos indicar um modelo que tenha uma câmara grande o suficiente para atender o seu maior produto. Por exemplo, se eu precisar embalar uma costela com até 40cm, um modelo potencialmente ideal para o seu negócio seria a seladora a vácuo modelo VM 53.

Este ponto é importante para garantir que todos seus produtos possam ser embalados a vácuo no seu equipamento.

2. Escolha da embalagem

Este é um ponto que muitos acabam cometendo um grande erro: ao tentar economizar acabam comprando embalagens com uma micragem menor (embalagens mais finas) que o necessário.

Devemos considerar para carnes com osso, trabalhar com embalagens a partir de 20 micras. O osso por ser duro, pode acabar furando a embalagem na realização do processo do vácuo (devido ao choque mecânico entre a embalagem e o produto).

E até mesmo se o produto não tiver osso, recomendamos micragens a partir de 16 micras. Isto é importante para que você tenha uma boa margem de segurança. A carne pode ser manuseada de forma errada (com embalagens sendo jogadas em cima das outras), congelada (deixando a carne bem dura, podendo ocasionar o mesmo que acontece com o osso), transportada de forma errada etc.

Todos os pontos anteriores são maneiras que farão com que a embalagem possa vir a furar. Você iria estar desperdiçando a embalagem, o tempo do operador e muitas vezes até perderia o produto. Economizar na embalagem muitas vezes é o pior tipo de economia que você pode fazer.

3. Congele a carne se possível

A validade de uma carne pode até triplicar ao embalar a vácuo e levar no refrigerador. Porém, se considerar a validade estendida no congelador, uma carne congelada que está no vácuo tem uma validade cinco vezes maior que congelada normal.

Soma-se a questão da validade ainda mais estendida a questão que a carne congelada a vácuo manterá toda sua qualidade original (no refrigerado a qualidade também se mantém, mas a validade é muito inferior se comparada à congelada). Ou seja, não criará os cristais de gelo, e mesmo se você consumir a carne após um ano por exemplo, a qualidade será a mesma que a original.

Porém dependendo do seu modelo de negócio, congelar a carne que está embalada a vácuo pode não ser viável. Mas caso seja viável e se encaixe no seu modelo de negócio, opte por congelar.

4. A cor de carnes vermelhas pode alterar

Carnes vermelhas tendem a escurecer quando embaladas a vácuo devido à falta de oxigênio. No entanto, essa alteração de cor é temporária e retorna ao normal assim que a carne é retirada da embalagem.

Apesar disso, muitos clientes já estão familiarizados com essa característica do embalamento a vácuo e sabem que o escurecimento não compromete a qualidade da carne.

5. A carne embalada a vácuo tem um valor agregado maior

Este é um ponto que nós sempre fazemos questão de relembrar aos nossos clientes. Ao embalar a carne a vácuo, você consegue agregar muito valor devido as vantagens que o processo oferece (confira as principais aqui). Dessa forma, você conseguirá cobrar a mais pelo seu produto, justificando todo o investimento que você fez.

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.