Uma pergunta comum de clientes da nossa Linha DFC (desfiadores de frango e carnes) é em relação à qual a temperatura ideal de se levar as carnes e frangos às nossas máquinas de desfiar. Nestes artigos abordaremos as principais dúvidas acerca deste tópico.
Há temperatura mínima ou máxima para se levar a carne ao equipamento?
Pode levar a carne resfriada ou quente, só não se pode levar a carne congelada. Além de não ser possível desfiar carne congelada, o sistema pode sofrer danos devido à estrutura desse produto.
E não há uma temperatura máxima, fabricamos nossos desfiadores todo em Aço INOX AISI 304, sendo um sistema bem robusto.
É sugerido levar a carne quente ou resfriada ao equipamento?
Quente. O ideal é levar a carne ou o frango logo após o cozimento para as nossas máquinas desfiadoras. Isto é importante porque como nosso sistema separa corretamente as fibras, elas devem “derreter” o colágeno que há entre elas para que o desfiamento ocorra da forma correta.
Porém, sabemos que devido ao fluxo de produção de algumas empresas, se acaba levando a carne resfriada aos nossos equipamentos. Neste caso, também haverá desfiamento, porém em uma qualidade bem inferior se comparada ao processo com o produto quente.
Isto ocorre porque ao resfriar a carne/frango, o colágeno presente entre as fibras volta a se solidificar, fazendo com que a separação das fibras seja bastante dificultada.
Em resumo: faça tudo para levar a carne quente aos nossos desfiadores
Nosso sistema foi desenvolvido para aguentar altas temperaturas sem nenhum risco de comprometimento. Ao levar a carne quente, logo após o processo de cozimento, você garantirá o melhor resultado possível. Sugerimos tempos de cocção neste artigo aqui.
É possível cozinhar utilizando várias técnicas diferentes, como água fervendo, com pressão, fornos combinados, sous vide etc.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre os desfiadores patenteados? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.