Seladoras A Vácuo – Sucção Externa Ou Câmara?

Definir o tipo de seladora a vácuo é essencial

As máquinas embaladoras a vácuo são divididas basicamente em dois tipos: máquinas de sucção externa (ou máquinas de bico) e máquinas de câmara. Qual a diferença e qual comprar? Vamos explicar uma a uma para que você consiga entender  😎

Sucção externa:

Essas máquinas têm um custo bem inferior que as máquinas de câmara, porém têm suas limitações.

Começamos que essas máquinas por questões de física mesmo não conseguem realizar o vácuo ideal (99.8%). Isso acontece pois como o produto está sempre exposto a pressão atmosférica, não é possível que a bomba retire completamente o ar da embalagem. Geralmente nós dizemos que elas fazem um semi-vácuo, ou cerca de 70~85% de vácuo. Claro, mesmo não sendo o vácuo ideal, estes valores já ajudam bastante.

Estas máquinas são mais sensíveis a líquidos e sólidos. Isso acontece pois como o bico ligado a bomba entra em contato diretamente com o produto, ele pode ir eventualmente para a bomba, danificando a máquina com o tempo. Isso também serve para produtos em pó.

Obs: Sempre quando for adquirir uma máquina de sucção externa, verificar quais embalagens são utilizadas. Acontece que a maioria desses modelos utilizam embalagens especiais (gofradas) que chegam a ser 10x mais caras que as embalagens tradicionais do vácuo. Dessa forma, para quem tem produção, esse custo a médio prazo já não vale a pena.

Seladoras a vácuo de câmara:

Foto de uma seladora a vácuo da linha câmara

Essas máquinas têm um custo bem superior e essa é a principal desvantagem em relação a de bico, enquanto as vantagens são diversas, seguem:

– Esses modelos conseguem realizar o vácuo ideal (99.8%), que é o melhor vácuo que atingimos aqui na Terra

– A produção também é maior, já que a máquina faz tudo automaticamente

– Essas máquinas utilizam as embalagens tradicionais do vácuo, que tem um preço bem competitivo e são fáceis de achar no mercado

– São máquinas muito mais robustas, que não são sensíveis nem a líquidos nem a pós

Então… qual modelo comprar?

As embaladoras a vácuo de sucção externa só compensam se você tiver começando agora e quer entender melhor como o processo funciona, se não tem capital suficiente ou se a sua produção é bem baixa, não justificando assim um investimento em uma de câmara. Se você não preenche nenhuma dessas alternativas, o modelo de câmara seria o mais indicado  :-)