Nesse artigo vamos abordar as diferenças e vantagens entre fazer o vácuo ideal e realizar o semi vácuo.
No vácuo ideal o nome já diz tudo
Este é o melhor vácuo que conseguimos chegar aqui na Terra. Ele tira aproximadamente 99.8% do ar de dentro da embalagem. Se levarmos em consideração que o oxigênio (que é o problema) compõe 21% do ar atmosférico e que ele é mais leve que os demais, temos que reste menos de 0,04% desse elemento químico. Quanto menor oxigênio na embalagem maior vai ser a validade do produto, não se esqueça disso.
Então, quando você está trabalhando com o vácuo, já investiu alto na seladora a vácuo, você vai querer que o seu produto tenha a maior validade possível, então esse máximo só vai ser possível com o vácuo ideal.
Então quando que o semi vácuo vale a pena?
Mesmo não sendo os 99,8% de vácuo, realizar o semi vácuo com a embaladora a vácuo pode ser muito útil, principalmente em duas situações:
1ª – Embalando produtos frágeis
Imagina que você vai embalar a vácuo uma série de produtos, a maioria deles não precisa da atm. modificada para evitar que se deforme, porém alguns deles precisariam, como por exemplo alface.
Você teria a opção de adquirir a máquina a vácuo com a atmosfera modificada, mas será que valeria a pena? Considerando o custo extra desse opcional e também o custo do cilindro e do gás, talvez esse não seja o melhor caminho.
Nessa hora, muitos clientes acabam optando pelo semi vácuo, e ele realmente vai ajudar bastante. Pois imagine que você precisaria embalar aquela alface que comentamos acima e a validade dela no vácuo ideal fosse de 10 dias úteis. Porem, se você fizesse o vácuo ideal sem a atm. modificada, ela ia se deformar toda, para contornar isso, poderíamos fazer um semi-vácuo, apenas o suficiente para que o produto não se deformasse. Isso já foi comentado em outro artigo que fizemos explicando os opcionais, você pode ver ele aqui.
Esse semi vácuo seria algo em torno de 70~80%, e ao invés da alface durar os 10 dias, ela poderia durar 7 dias, que já ajudaria bastante e poderia ser o necessário para você, principalmente por não se tratar do seu produto principal.
2ª – Ganhando produtividade
As nossas seladoras a vácuo têm um ciclo de vácuo ideal de 28 segundos. Agora imagine que você embale um produto que no vácuo ideal e tenha a validade de 20 dias, porém para o seu fluxo 10 dias de validade já lhe atenderia.
Então, ao invés de fazer o vácuo máximo, poderíamos fazer um semi vácuo, que em 20 segundos de ciclo já garantisse 85% de vácuo, o que seria suficiente para levar minha validade para 12 dias por exemplo. Isso significa que eu consegui diminuir o meu ciclo para 20 segundos, aumentando assim a minha produção em torno de 30%!
Esse caso de ganho de produtividade é bem específico, poisa maioria dos clientes vão precisar da validade máxima possível.
Em resumo
Você sempre vai buscar o vácuo ideal, pois é ele que vai conseguir os melhores resultados e vai pagar o investimento, porém saiba que utilizar o semi vácuo é uma ótima carta na manga para conseguir otimizar o processo e diminuir custos
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.