Vantagens do sous vide - Orved Brock

Vantagens Do Sous Vide

O Sous Vide traz uma série de benefícios

Abordamos algumas vantagens no Guia completo do Sous Vide, mas iremos entrar mais a fundo delas neste post.

Seguem vantagens:

1. Evitar desperdícios:

Para participar do processo Sous Vide, o alimento tem que estar embalado a vácuo, o que naturalmente já aumenta a validade. Isto, aliado ao fato que o alimento vai passar por um processo de cocção, garante que a validade do produto final seja muito superior. A média para proteínas é de 30-40 dias (isso no refrigeração normal).

Então, é só calcular. Imagina se antes você tinha um produto que durava 05 dias, agora você vai ter um que pode durar até 40 dias. Esse aumento da validade diminui significativamente os desperdícios de alimentos.

2. Preparar pratos no tempo ocioso:

O Sous Vide possibilita que você faça todos os seus pratos fora do horário de pico. Isso acontece porque uma das principais vantagens do Sous Vide é possibilitar armazenar pratos pré-prontos.

Temos que a média que um restaurante atende clientes por dia é de 4 horas. O restante do tempo os funcionários ficam ociosos e não produzem nada. Com o Sous Vide eles poderiam estar produzindo os pratos e armazenando para uso futuro, organizando assim toda a sua produção.

3. Evita a perda de peso dos alimentos

Como o alimento está embalado a vácuo e a temperatura de cocção é inferior à tradicional, o alimento perde muito menos peso que no processo de cozimento tradicional.

4. Servir pratos rapidamente:

Como comentado, o Sous Vide permite que você deixe todos os seus pratos pré-prontos. Então, quando um cliente solicitar algum prato, você só vai ter o trabalho com o reaquecimento e a montagem. A média que leva para um prato ser servido fica entre 5 a 10 minutos.

5. Otimização da cozinha:

Deixando todos os pratos pré-prontos, porcionados e com uma validade bem superior, você vai conseguir otimizar a sua cozinha. Na hora do horário de pico, não vai ser mais necessário todo aquele número de funcionários, já que os seus pratos só precisam de uma finalização para serem servidos. Além de tudo, por eles estarem porcionados e armazenados, você vai ter um controle bem melhor de seu estoque.

6. Pratos padronizados:

Como o Sous Vide trabalha com temperaturas e tempos precisos, conseguimos garantir que o ponto final do seu alimento sempre seja o mesmo. Então por exemplo, você vai conseguir controlar se o resultado final da sua carne seja é passado, no ponto ou bem passado. O Sous Vide permite homogeneizar todos os seus pratos.

7. Alimentos com qualidade superior:

As vantagens do Sous Vide vão além das vantagens para quem produz, mas sim também para quem consome. Como o alimento está embalado a vácuo, evitamos que ele perca proteínas, nutrientes e líquidos. Em paralelo a isso, temos que a temperatura de cocção no Sous Vide é bem inferior a temperatura de cocção tradicional, isso garante que o alimento fique mais macio. É importante lembrar que o Sous Vide é conhecido por deixar carnes de segunda com cara de carnes de primeira.

Por tudo isso, o Sous Vide sem dúvidas é uma revolução na cozinha. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente

Conheça os nossos termocirculadores profissionais