Variação do ciclo das seladoras a vácuo - Entendendo melhor

Entendendo a variação do tempo do ciclo das seladoras a vácuo

É comum ver empresas de embaladoras a vácuo anunciando que o ciclo do seu equipamento varia em um intervalo de tempo relativamente grande. Geralmente, o ciclo que elas anunciam é de 15~30 segundos ou de 15~35 segundos. É importante entender o porquê desse ciclo variar tanto e saber a diferença entre o ciclo de 15 segundos e o ciclo de 30 segundos por exemplo. Também vamos explicar porque não somos adeptos à utilização desse intervalo, já que na nossa opinião é uma forma de iludir o cliente.

Qual a diferença de um ciclo para o outro?

Se estamos falando de vácuo, se você vai comprar um equipamento porque quer começar a utilizar essa técnica, se vai dedicar mão de obra para manusear o equipamento, você muito provavelmente vai querer que a sua seladora a vácuo faça o melhor vácuo possível. Esse vácuo seria um vácuo de 99.8%, e existe um tempo mínimo para que a máquina consiga chegar nele. Esse tempo mínimo seria o tempo máximo do intervalo que os fabricantes passam. Então, quando se fala em um ciclo de 15~30 segundos, aqueles 30 segundos se referem a esse vácuo de 99.8%.

E os tempos inferiores a esses 30 segundos que eles informam? Se referenciam a um semi-vácuo, e como já explicamos aqui, o semi-vácuo pode servir para muitas coisas, mas no geral, ele não vai te interessar, pois já que você fez todo esse investimento, você vai querer a validade estendida ao máximo.

As embaladoras da Orved Brock também fazem o semi-vácuo?

Nossas seladoras a vácuo também fazem os ciclos de 15 segundos, mas preferimos indicar apenas o tempo do ciclo do vácuo ideal, que no nosso caso é em média de 28~30 segundos (na página de cada modelo esse ciclo é indicado). Para a gente não faz muito sentido indicar os tempos do semi vácuo. Essas são observações que você tem que ficar atento, já que de um ciclo de 15 segundos para um ciclo de 30 segundos estamos simplesmente abrindo uma margem para um erro de 50% da produtividade do equipamento  😕

O tempo do ciclo do vácuo ideal pode variar?

Pode sim, a variação não é muito grande, mas ela existe. Isso acontece por diversos motivos, o principal é o volume de ar que tem na câmara de vácuo. Quanto mais ar tiver, mais esse ciclo vai se estender, pois a bomba vai demorar mais tempo tirando esse volume. Por isso você deve sempre tentar ocupar o máximo de volume da câmara, e você vai fazer isso utilizando principalmente as placas de preenchimento. Não se esqueça, quanto mais ar tiver na cuba, mais vai demorar o ciclo do vácuo ideal.

Outros motivos para isso acontecer é a utilização da atmosfera modificada (que aumenta o ciclo em cerca de 1~2 segundos) e também o fato de ter que utilizar uma solda mais forte (caso você tenha que selar uma embalagem bem mais grossa por exemplo), levando assim mais tempo.

Conheça as nossas seladoras a vácuo da Linha VM

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de entrar em contato com a Orved Brock para saber mais sobre as seladoras a vácuo? Fale com nossos especialistas, eles estão disponíveis através do celular (85) 98793-6777, pelo telefone (85) 3454-2265 ou e-mail: vendas@orvedbrock.com.br.