Quando adquirir o opcional da atmosfera modificada - Orved Brock

Quando Adquirir O Opcional Da Atmosfera Modificada

O opcional da atmosfera modificada é o segundo opcional mais solicitado nas seladoras a vácuo. Em resumo, ele serve para evitar que alimentos sensíveis venham a se deformar com o vácuo (você pode ler mais aqui).

Então quer dizer que se entre os meus produtos, existe um produto que se deformaria, o mais certo seria comprar com a atmosfera modificada? A resposta é depende e vamos explicar em breve o porquê.

Antes, você tem que entender o que é a simulação da atm. modificada com o semi vácuo. Explicamos esse processo aqui, mas em resumo é basicamente uma forma de realizar um vácuo de cerca de 80~85%, onde vai ser retirado a maior parte do ar, porém ainda vai ter o suficiente para que o produto não se deforme. Agora, explicando esse ponto importante, vamos aos “dependes”.

Pães são produtos sensíveis ao vácuo

No vácuo ideal, os pães se deformariam. A atmosfera modificada serve para evitar que isso aconteça

1. Depende da sua produção desses produtos

Este opcional vai ter um custo a mais na máquina a vácuo e a cada vez que você for utilizar a injeção você vai ter um custo com o gás. Então para valer a pena nós consideramos dois cenários:

Se a sua produção for voltada para esses produtos mais sensíveis, onde esses produtos representem uma boa parcela da sua produção, a atmosfera modificada passa a ser recomendada. Agora, caso seja só mais um de uma gama muito variada produtos que você vai embalar, acreditamos que opções como simular a atmosfera modificada com o semi vácuo possa te atender muito bem. Lembramos que esse procedimento não atinge o tempo máximo de validade, porém sem dúvidas já ajuda bastante.

2. Depende se o seu produto sensível tem valor agregado

Economicamente não é viável você embalar a vácuo na atmosfera modificada um produto com baixo valor agregado. Isso porque o custo que você vai ter sobre  a embalagem e o gás podem representar uma boa parcela, se não um valor superior ao do produto em si. Pense, será que valeria a pena embalar um pão carioquinha no vácuo com atm. modificada? Com certeza não. Agora, vale a pena embalar pães especiais que já tem um valor agregado muito maior? Com certeza.

Para dar uma ideia de custo, uma embalagem de 20x30cm mais a quantidade de gás utilizado, deve ficar entre 50~60 centavos (considere que essa matéria foi escrita em 01/2021 e que esses valores podem variar). Se você tiver que usar essa embalagem e precisa utilizar a atm. modificada, considere esses custos para tomar uma decisão racional. Caso veja que o gás acaba encarecendo muito, você pode utilizar o semi vácuo para simular a atm. modificada, como comentado acima.

3. Depende da validade que você quer atingir

Para aumentar o máximo a validade de um produto que viesse a se deformar com o vácuo ideal, a utilização desse processo com a injeção de gás sem dúvidas vai possibilitar que se atinja um maior tempo de vida. Porém, você tem que ver se você realmente precisa de todo esse tempo.

Imagine que você tem um restaurante e a sua rotatividade em média das folhagens (produtos que se deformariam) é de 5 dias. Realizar  o semi vácuo nesses produtos vai te dar uma validade de cerca de 7~8 dias, então realmente seria necessária o uso da atm. modificada nesse caso? Acreditamos que não, o semi vácuo já vai atender sua necessidade. Agora, para o mesmo caso das folhagens, se você trabalha com hortifruti e vende para o varejo, quanto maior a validade, melhor. Então utilizar a atmosfera pode ser uma estratégia muito interessante para você.

Tem alguma dúvida? Fale com a gente 😉

Clique e entre em contato diretamente por whatsapp