Primeiros passos - Seladoras a vácuo - Orved Brock

Primeiros Passos – Seladoras A Vácuo

Saiba quais são os primeiros passos com uma seladora a vácuo da linha câmara

Fizemos este guia para ajudar os nossos clientes a darem os primeiros passos com os seus equipamentos. A operação com as embaladoras a vácuo é simples, mas requer algumas atenções especiais.

1. Guardando os materiais recebidos

Enviamos junto com a máquina de brinde um kit extra com peças de desgaste natural, que engloba fitas teflon, resistências, fusíveis e um óleo reserva (leia mais aqui). Também enviamos uma chave allen (que vai servir para abrir a entrada/saída da bomba para troca futura de óleo) e manual de instruções. Assim que receber a seladora a vácuo, guarde esses itens.

2. Ligando na tomada

A maioria das nossas seladoras a vácuo são monofásicas 220V. Caso seja monofásica, basta ligar em qualquer tomada normal que já vai dar certo. Caso seja trifásica, a especificação da tomada é de 4 pinos (3P+T) 16A.

3. Seguindo as regulagens do manual

Na primeira página do manual vai acompanhando as regulagens ideais para a sua seladora a vácuo. É utilizado equipamentos especiais na fábrica para saber qual é o vácuo ideal (melhor vácuo no menor tempo possível), regulagem do gás ideal (caso sua máquina tenha esse opcional) e regulagem da solda ideal (considera uma embalagem com 12~18 micras). Dessa forma garantimos que você atinja respectivamente o VAC, GAS e SEAL ideais para sua máquina, otimizando assim o seu tempo e processo.

4. Só utilize o arame de inox com a máquina desligada

O arame de inox serve para manter a tampa fechada quando a máquina estiver desligada, só utilize ele nessas ocasiões. Quando a máquina ficar ligada, não utilize ele. Saiba mais aqui.

Arame da seladora a vácuo

5. Ligando a máquina

Com a máquina conectada na tomada, basta ligar no liga/desligada que ela já está pronta para começar o processo.

6. Primeira operação do dia

Sempre quando a máquina ficar parada por mais de duas horas, é interessante realizar um processo onde a tampa da máquina fica entre aberta, à uma altura de um dedo da cuba, onde já é possível ouvir o barulho dela funcionando. Deixe a bomba funcionando por cerca de 20 segundos, isso ajuda a esquentar o óleo, evitando que na primeira operação da bomba, além de realizar o vácuo ela também tenha que esquentar o óleo.

Tampa entre aberta da seladora a vácuo

É um hábito interessante de se ter, que no longo prazo garante a “saúde” da bomba de vácuo. Caso interesse, entenda mais sobre esse processo aqui.

7. Posicionando corretamente as embalagens

Embalagem posicionada corretamente na barra da seladora a vácuo

Para realizar o processo de embalar a vácuo, posicione a boca da embalagem na barra de solda. Seguem algumas observações:

  1. A boca da embalagem tem que ter no máximo a largura da barra de solda
  2. Em cima da barra de solda, uma embalagem não pode ficar em cima da outra
  3. Nenhuma parte da embalagem pode ficar para fora do equipamento
  4. Pode haver sobreposição no meio da máquina (uma embalagem ficar em cima da outra). Caso uma embalagem em cima da outra bata na tampa, tente retirar as placas reguladoras de altura. Caso mesmo assim não caiba, não pode haver sobreposição para esse produto
  5. Deixe a boca da embalagem o mais lisa possível em cima da barra de solda. Isso vai facilitar a retirada de ar e vai garantir que a solda fique perfeita
  6. Não pode sobrar muita embalagem depois da barra de solda (entre a barra e a cuba do equipamento). Isso vai dificultar a retirada de ar e resultado final do processo

8. Começando e terminando o processo

Com uma mão em cada lado da tampa, feche-a, pressionando-a contra a cuba. A tampa vai se manter fechada sozinha, e todo o resto é automático 😉

9. Principais cuidados (leia artigo completo aqui)

Temos um artigo só para esses itens, mas vamos colocar de forma resumida aqui:

  1. Nunca embalar produtos quentes
  2. Nunca limpar a tampa com álcool
  3. Cuidar o nível e a coloração do óleo
  4. Fechar a tampa com as duas mãos
  5. Limpar periodicamente a câmara de vácuo
  6. Limpar com pano úmido uma vez por dia a barra de solda

Ficou algum dúvida? Fale com a gente, estamos à disposição para te ajudar

Clique e entre em contato diretamente por whatsapp